O medicamento da PrEP, utilizado para prevenção do contágio de HIV, vai ser disponibilizado gratuitamente para pessoas sem plano de saúde nos EUA, sob um novo esquema federal pioneiro.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos lançou um esquema nacional para promover o uso da profilaxia pré-exposição, que previne a infecção pelo HIV em pessoas mais vulneráveis, como homens gays, mulheres trans e trabalhadores do sexo.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Como parte do esquema ‘Ready, Set, PrEP’, o medicamento será disponibilizado gratuitamente a pessoas em risco sem cobertura de seguro das farmácias CVS Health, Walgreens e Rite Aid.

O secretário do HHS, Alex Azar, disse em um comunicado à imprensa: “Pronto, pronto, a PrEP é uma expansão histórica do acesso a medicamentos para prevenção do HIV e um grande passo em frente no plano do presidente Trump de acabar com a epidemia de HIV na América. Graças a Ready, Set, PrEP, milhares de americanos em risco de HIV agora poderão proteger a si mesmos e suas comunidades”, afirmou.

E continuou: “O governo Trump reconhece o papel vital da prevenção no fim da epidemia de HIV na América, e conectar membros de comunidades vulneráveis ​​a serviços e medicamentos de prevenção é uma parte importante da iniciativa do presidente”.

O secretário assistente de saúde Brett P Giroir disse: “A PrEP é altamente eficaz na prevenção da infecção pelo HIV quando tomada de acordo com as instruções. É uma ferramenta crítica para acabar com a epidemia de HIV, mas para causar um impacto, ela deve estar disponível para as pessoas que mais precisam.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).