Embora a maioria dos políticos LGBTs ainda viva no armário pelo medo disso tirar votos em um país ainda predominantemente conservador como é o Brasil, foi-se o tempo em que todo político LGBT vivia se escondendo com esse medo de tratar abertamente sobre sua sexualidade ou orientação sexual.

Prova disso na política atual são nomes como o deputado David Miranda (PSOL), o senador Fabiano Contarato (Rede), a deputada Erica Malunguinho (PSOL) ou o deputado Marcelo Calero (PPS), isso pra citar apenas alguns exemplos.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Outra prova disso é o cenário que se desenha para a próxima disputa da prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Perguntado, o vereador abertamente bissexual Gabriel Azevedo (Patriotas) confirmou ao portal O Tempo que se sente apto para se candidatar à prefeitura da cidade.

“Sou jovem, tenho 34 anos. O cenário eleitoral é incerto. Penso que não é possível prever o que vai ocorrer em seis meses. Sei apenas que Belo Horizonte vai poder contar comigo seja em que posição for”, disse ele.

VEJA TAMBÉM:  Qual partido brasileiro elegeu mais vereadores LGBTs?
Gabriel Azevedo. Foto: Divulgação.

Outra candidatura provável é a da travesti Duda Salabert (PDT). Com apoio de Ciro Gomes ela entrou no partido deixando o PSOL no ano passado. Duda já disputou o senado do Estado e obteve a maior votação do PSOL para o cargo em Minas Gerais, conquistando mais de 350 mil votos.

Primeira candidata trans ao Senado por MG, Duda Salabert anuncia ...
Duda Salabert. Foto: Duda Salabert/Arquivo pessoal

Duda também aparece entre os 10 nomes mais citados por entrevistados em pesquisa realizada pelo Datatempo CP2 para a prefeitura de Minas Gerais.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).