Surpreendeu o inédito desempenho de tantas candidaturas ao legislativo protagonizadas por candidatos a vereadores LGBTs (abertamente ao menos) no Brasil em 2020. Foram centenas de candidaturas e, pelo menos até agora, 78 vitórias contabilizadas; saiba aqui quem são.

São Paulo, por exemplo elegeu 2 vereadores trans além de 1 gay (não que conte muito neste caso específico sendo um gay contra a pauta LGBT), Rio de Janeiro teve vereadora trans e vereadora lésbica, houve também vereadoras trans pela primeira vez em Fortaleza e Florianópolis… Foram muitos os exemplos tanto nas capitais quanto no interior.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Mas qual partido teve o maior número de candidaturas representativas e de fato abraçou a diversidade, ajudando a mudar a cara masculina branca, hétero e cisgênero da política brasileira?

Segundo o levantamento da iniciativa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI em parceria com o Grupo Arco- Iris de Cidadania LGBTI+, Grupo Dignidade, Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e a Rede Gay do Brasil foram dois os partidos com mais candidaturas LGBTs vitoriosas.

VEJA TAMBÉM:  Político abertamente gay posta foto levando lambida da cachorra e deixa Internet com vontade de fazer igual
Eleições 2020 tem mais de 70 vereadores LGBTs eleitos pelo Brasil. (Foto: Montagem)
Eleições 2020 tem mais de 70 vereadores LGBTs eleitos pelo Brasil. (Foto: Montagem)

E como era de se esperar, são de esquerda, enquanto a ala política da direita ainda engatinha nesta questão.

PT e PSOL, cada um, conquistou 13 cadeiras nas câmaras municipais pelo Brasil, totalizando 26 dos vereadores LGBTs brasileiros eleitos. Logo em seguida no ranking vem o PDT com 11 cadeiras. Vale lembrar aqui a votação monstruosa obtida por Duda Salabert, que foi a candidatura à vereadora mais votada da história de Minas Gerais.

Entenda melhor no gráfico abaixo como ficou a distribuição de LGBTs eleitos por partido no Brasil:

Vereadores LGBTs eleitos pelo Brasil por partido (Fonte: Voto com Orgulho / Gráfico: Põe Na Roda)

Depois o levantamento traz o MDB e PV tiveram 5 eleições de vereadores LGBTs. Cidadania teve 4 e PSD 3. Já o PSDB, o Patriota, o PC do B, o Avante e o Podemos, conquistaram cada um 2 cadeiras. Já PP, PTB, DEM, PSL, DC, PSB e PROS tiveram 1 cadeira LGBT cada.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).