No último domingo (8), dois líderes mundiais abertamente homossexuais, o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel e a primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabic, foram fotografados juntos com seus respectivos namorado e namorada em uma foto que já se tornou um registro histórico de algo, até pouco tempo atrás inimaginável: representantes de potências mundiais abertamente gays.

Esta foi a primeira vez que os dois se encontraram publicamente, e claro, fizeram questão de registrar o encontro. No Twitter, a imagem que registra o encontro foi celebrada pelos dois e viralizou nas redes sociais.

“Essa foto parece normal, mas é histórica: o primeiro-ministro gay de Luxemburgo e seu marido se encontram com a primeira-ministra lésbica da Sérvia e sua namorada. O progresso parece lento, mas é real e vale a pena!”, escreveu o jornalista Benjamin Butterworth em seu Twitter.

Em 2013 Xavier Bettel se tornou o primeiro-ministro de Luxemburgo e do mundo a ser abertamente gay. Já Ana Brnabic revelou sua orientação sexual publicamente em 2017. Em fevereiro deste ano, ela e sua namorada, Milica Djurdic, tiveram o primeiro filho do casal.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).