Em mais um sinal dos novos tempos e mais uma situação que mostra a diferença de como minorias serão tratadas em seu governo em relação a como eram no governo Trump (onde, por exemplo, pessoas trans não podiam ser contratadas e se discutia permitir a discriminação LGBTFóbica com base em alegada “liberdade religiosa”), o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na última sexta (20), Dia da Memória dos Transgêneros, diretamente a esta população.
A postagem em seu Twitter, que teve grande repercussão alcançando mais de 12 mil Retweets e 122 mil curtidas, dizia logo no início: “Pelo menos 37 pessoas trans e de gênero não-conforme foram assassinadas este ano por transfobia, a maioria sendo mulheres negras. Isso é intolerável. Neste Dia da Memória dos Transgêneros, gostaria de honrar estas vidas – e me comprometer novamente a trabalhar para acabar com esta violência epidêmica”.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Adiante, ele continuou: “Para pessoas trans e as não conformes com gênero da América e pelo mundo: No momento em que eu fizer meu juramento como presidente, saibam que minha administração verá você, escutará você e lutará não apenas por sua segurança, mas tb pela dignidade e justiça que lhes negaram.”
Veja abaixo a publicação:
To transgender and gender-nonconforming people across America and around the world: from the moment I am sworn in as president, know that my administration will see you, listen to you, and fight for not only your safety but also the dignity and justice you have been denied.
— Joe Biden (@JoeBiden) November 20, 2020
Dentre as respostas ao tweet de Biden, muitos elogios e agradecimentos pelo momento histórico considerando a fala de um presidente dos Estados Unidos, provavelmente uma das primeiras vezes em que líder se manifesta diretamente à população transgênera, que tanto precisa de proteção, e defende sua dignidade, direitos e existência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2020/6/t/vtjbzKSH2bj2m6AmTtag/aas53ezi-400x400.jpg)
“Obrigado! Isso traz lágrimas aos meus olhos! Os últimos 4 anos foram especialmente difíceis para pessoas transgênero sob Trump. Mal posso esperar para me sentir como uma cidadã igual”, disse @plasticmartyr.
Já @tracelysette afirmou: “Levei uns minutos pra processar isso. Sinto que finalmente seremos vistos e ouvidos. Rezo para que esta administração faça este caminho. Obrigado Joe!”
“Obrigado por lutar pelos direitos e pela vida dos LGBTQ!” e “Meu Deus! Você me fez chorar. Meu próximo presidente pelo qual votei, felicidades para você. Me sinto ouvida com iso. Viver sob a outra administração era como se quisessem a gente morta… suas palavras curam.” disseram outros internautas.