Em mais um sinal dos novos tempos e mais uma situação que mostra a diferença de como minorias serão tratadas em seu governo em relação a como eram no governo Trump (onde, por exemplo, pessoas trans não podiam ser contratadas e se discutia permitir a discriminação LGBTFóbica com base em alegada “liberdade religiosa”), o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na última sexta (20), Dia da Memória dos Transgêneros, diretamente a esta população.

A postagem em seu Twitter, que teve grande repercussão alcançando mais de 12 mil Retweets e 122 mil curtidas, dizia logo no início: “Pelo menos 37 pessoas trans e de gênero não-conforme foram assassinadas este ano por transfobia, a maioria sendo mulheres negras. Isso é intolerável. Neste Dia da Memória dos Transgêneros, gostaria de honrar estas vidas – e me comprometer novamente a trabalhar para acabar com esta violência epidêmica”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Adiante, ele continuou: “Para pessoas trans e as não conformes com gênero da América e pelo mundo: No momento em que eu fizer meu juramento como presidente, saibam que minha administração verá você, escutará você e lutará não apenas por sua segurança, mas tb pela dignidade e justiça que lhes negaram.”

Veja abaixo a publicação:

Dentre as respostas ao tweet de Biden, muitos elogios e agradecimentos pelo momento histórico considerando a fala de um presidente dos Estados Unidos, provavelmente uma das primeiras vezes em que líder se manifesta diretamente à população transgênera, que tanto precisa de proteção, e defende sua dignidade, direitos e existência.

VEJA TAMBÉM:  Mãe apela à Suprema Corte pra processar filha que transicionou de gênero
Biden nomeou veterana transexual para equipe de transição (Foto: Reprodução / Valor Econômico)
Biden nomeou veterana transexual para equipe de transição (Foto: Reprodução / Valor Econômico)

“Obrigado! Isso traz lágrimas aos meus olhos! Os últimos 4 anos foram especialmente difíceis para pessoas transgênero sob Trump. Mal posso esperar para me sentir como uma cidadã igual”, disse @plasticmartyr.

@tracelysette afirmou: “Levei uns minutos pra processar isso. Sinto que finalmente seremos vistos e ouvidos. Rezo para que esta administração faça este caminho. Obrigado Joe!”

“Obrigado por lutar pelos direitos e pela vida dos LGBTQ!” e “Meu Deus! Você me fez chorar. Meu próximo presidente pelo qual votei, felicidades para você. Me sinto ouvida com iso. Viver sob a outra administração era como se quisessem a gente morta… suas palavras curam.” disseram outros internautas.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).