A deputada estadual Erica Malunguinho está na Most Influential People of African Descent (MIPAD, sigla em inglês), a lista das 100 pessoas negras mais influentes de 2020, que destaca a contribuição positiva feita por pessoas de ascendência africana nos setores público e privado em todo o mundo.

Iniciativa da sociedade civil, o MIPAD faz parte da agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) e é um apoio à Década Internacional das Nações Unidas para os Afrodescendentes, em resposta ao atual movimento internacional de combate às desigualdades raciais e de gênero. Erica também é a primeira mulher trans a ser  homenageada em uma edição deste prêmio de reconhecimento internacional que, no Brasil, tem direção de Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

“Este prêmio é um reconhecimento de que a luta negra é global. Não é sobre mim apenas, mas sobre toda uma coletividade que historicamente luta por emancipação. Quando as pessoas que foram mais marginalizadas saírem deste lugar, é sinal de que está bem para todes”, diz Erica Malunguinho.

VEJA TAMBÉM:  Conheça Erica Malunguinho, a primeira trans eleita deputada em São Paulo

“É preciso continuar com as estratégias de expansão e criação de territórios para que a gente tenha redes de solidariedade, afeto e econômica até, de fato, terminar a nossa reintegração de posse”, complementa.

Deputada Estadual pelo PSOL em SP, Erica Malunguinho. (Foto: Reprodução / Alesp)
Deputada Estadual pelo PSOL em SP, Erica Malunguinho. (Foto: Reprodução / Alesp)

Na lista, Erica Malunguinho aparece na categoria Política & Governança. Junto a ela, outros nove brasileiros estão distribuídos entre as quatro categorias desta edição: o senador Paulo Paim, o empresário Alan Soares, a cantora Iza, o cantor Leo Santana, o jornalista Renan Souza, a bailarina Ingrid Silva; Brenda Agi & Betty Agi, fundadoras da ong Compaixão Internacional e Samantha Almeida, do Twitter Brazil.

A lista foi oficialmente revelada na Cerimônia de Reconhecimento e Premiação do MIPAD, que ocorreu neste domingo (4), após a abertura da 74ª Assembleia Geral da ONU.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).