As eleições municipais de 2020 prometem ser as mais diversas da história e, justo em São Paulo, a maior cidade do país, teremos uma convergência de duas realidades ditas “opostas” em apenas uma candidata.
Sâmia Bonfim (PSOL-SP) anunciou que terá como vice na disputa pela prefeitura de SP a pastora trans Alexya Salvador.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Com imensa alegria anuncio que a Reverenda @AlexyaSalvador aceitou meu convite e, junto comigo, agora é pré-candidata a vice-prefeita de SP. Mulher, trans, negra, mãe, periférica, professora, cristã, do PSOL. Uma potência enorme que me deixa confiante e feliz. #VaiTerSâmiaEAlexya pic.twitter.com/7wElx5OuGw
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) July 6, 2020
Muitas pessoas celebraram a novidade, mas teve gente que se sentiu muito incomodada. Afinal, como uma mulher trans pode ser cristã e ainda por cima pastora? (contém muitas camadas de ironia)
A Sâmia escolheu uma salada de minorias pra ser sua vice.
— Demagogia do Oprimido 🔥 (@DOprimido) July 6, 2020
Isso foi mais próximo que ela já chego de uma dieta. pic.twitter.com/KRB9FSwgdL
TRANS CRISTÃ NÃO EXISTE, MUITO MENOS TRANS MÃE https://t.co/dBkEwYgI3s
— Lacrada Invertida (@LacradaInverti2) July 6, 2020
Currículo: Mulher, negra, mãe, periférica, professora, "cristã" e membra do partido socialista (PSOL).
— Thyago Alexandre🇧🇷🙏 (@ThyagoAlexandr) July 6, 2020
Isso não é uma mulher, é uma grande salada mista. Já começou com 100 pontos na lacração. Quero ver nos votos. pic.twitter.com/r3teDD0T7W
Agora, elas tem que vencer uma pré-eleição dentro do próprio PSOL para que possam concorrer oficialmente à prefeitura de São Paulo.
O ex-candidato à presidência da república Guilherme Boulos e o deputado estadual Carlos Giannazi já anunciaram que também tentarão à candidatura pelo partido.
Alexya Salvador é reverenda da Igreja Comunidade Metropolitana, em São Paulo, desde o começo do ano. Membro de uma das poucas congregações evangélicas abertas à comunidade LGBTQ+, aos 39 anos ela foi a primeira reverenda transexual de uma igreja cristã na América Latina.