Os vereadores eleitos no processo eleitoral de 2020 tomaram posse no dia 1° de janeiro. A população de São Paulo escolheu três vereadoras travestis e um vereador transexual para legislar na maior cidade do país.
Erika Hilton, foi eleita com 50.508 votos, sendo a vereadora mulher mais votada do país. Carolina Iara de Oliveira, da Bancada Feminista, eleita com 46.267 votos, Samara Sosthenes, do Quilombo Periférico, eleita 22.742 pessoas, todas do PSOL, e Thammy Miranda, eleito com 43.321 votos pelo PL.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|

Essa foi a primeira vez na história que a Câmara Municipal de São Paulo conta com representantes transexuais. As representantes do PSOL contaram à Ponte que vieram “mudar a Câmara de Vereadores de São Paulo”.
Erika Hilton ainda lançou sua candidatura à Presidência da Mesa Diretora da Câmara, onde concorre com o atual presidente Milton Leite (DEM), candidato apoiado pelo prefeito Bruno Covas.
“A ideia da minha candidatura era fazer uma oposição à direita, para que a Câmara não fosse um puxadinho da Prefeitura”, declarou Hilton.