Os Estados Unidos elegeram ao legislativo do país, um número recorde de políticos LGBTs nestas eleições 2020.

Com a corrida presidencial estabelecida entre um LGBTfóbico assumido, Donald Trump, e um aliado LGBT que inclusive já prometeu aprovar a Lei de Igualdade em seus 100 primeiros dias de governo, Joe Biden, concorrendo, muitas vezes acabamos não focando no legislativo.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Mas é essencial ter não apenas políticos LGBTs, mas aliados LGBTs sobretudo nestas posições de poder, muitas vezes até mais do que no próprio poder executivo. São eles que criam, aprovam ou derrubam as leis que garantem mais igualdade e equidade às minorias. E muitas vezes são leis estaduais que fomentam as medidas nacionais posteriormente nos Estados Unidos.

E se as polarizadas eleições norte-americanas não trouxeram uma “onda azul”, como previam os analistas, ao menos elegeu mais representantes LGBTs do que em qualquer outra eleição, em uma verdadeira “onda arco-íris”.

Dá vontade, né Brasil? Fica a dica para a próxima eleição! Imagine uma bancada representativa dessas pra enfrentar o fundamentalismo religioso que tanto atrasa o progresso e igualdade no país? Que sirva de inspiração por um legislativo que represente a diversidade da população.

Conheça abaixo – a partir de um ranking feito pela Out Magazine – os 16 LGBTs eleitos e os 10 LGBTs reeleitos nos Estados Unidos.

Eleitos:

Sarah McBride – Senadora Estadual por Delaware

Sarah McBride

Sarah McBride se tornou a primeira pessoa trans eleita para uma cadeira no Senado estadual nos EUA. Ela teve uma carreira de destaque sendo a primeira pessoa trans a trabalhar na Casa Branca quando estagiou lá. Ela também foi a primeira pessoa trans a falar em uma convenção política nacional em 2016.

Shevrin Jones – Senador Estadual pela Flórida

Shevrin Jones

Filho de um pastor, Shrevin Jones, antes de ser eleito senador pela Florida, serviu anteriormente na Câmara dos Representantes da Flórida, pela qual foi eleito em 2012. “Shevrin quebrou uma barreira política de longa data para os políticos LGBTs na Flórida e sua vitória ressoará muito além dos limites de seu estado”, disse o prefeito Annise Parker, presidente e CEO do LGBTQ Victory Fund.

VEJA TAMBÉM:  Deputados e Senador abertamente gays concorrem ao Prêmio Congresso em Foco; veja como votar

Ritchie Torres – Congressista Estadual por Nova York

Ritchie Torres

Ritchie Torres se tornou o primeiro membro gay afro-descendente do Congresso quando ganhou uma cadeira na Câmara dos EUA representando o 14º distrito congressional de Nova York. Esta não é a primeira vez que Torres faz história. Em 2013, aos 25 anos, ele se tornou o mais jovem oficial eleito na cidade de Nova York quando ganhou uma cadeira no conselho municipal.

Jabari Brisport — Senador Estadual por Nova York

Jabari Brisport

O autointitulado socialista é o primeiro negro LGBTQ + membro da legislatura pelo estado de Nova York.

Taylor Small – Congressista Estadual por Nova York

Taylor Small

Taylor Small se tornou a primeira pessoa trans a ser eleita para a legislatura estadual de Vermont. “O impacto da vitória inovadora de Taylor não pode ser exagerado”, disse a prefeita Annise Parker, presidente e CEO do LGBTQ Victory Fund, que endossou Small, em um comunicado. “Há tão poucos transgêneros em cargos eleitos que quase toda vitória é histórica uma”.

Torrey Harris – Congressista Estadual por Tennessee

Torrey Harris

Harris agora se tornou o primeiro dos políticos LGBTs da legislatura estadual do Tennessee depois de ser eleito para a Câmara.

Roger Montoya – Congressista Estadual pelo Estado do Novo México

Roger Montoya

Montoya era um artista e ativista antes de sua campanha de sucesso para representar House District 40 no Novo México. A eleição do político, que vive com HIV, para o cargo faz dele o primeiro dos políticos LGBTs fora da casa do estado.

Mondaire Jones – Congressista Estadual pelo Estado de Nova York

Mondaire Jones

Jones se tornou um dos primeiros membros negros LGBTQ + do Congresso na história dos Estados Unidos com sua eleição.

Stephanie Byers — Congressista Estadual pelo Estado do Kansas

Stephanie Byers

Stephanie Byers sendo eleita para a Câmara estadual do Kansas a torna a primeira pessoa trans latina a ser eleita para uma legislatura estadual nos EUA.

“Stephanie quebrou um teto de lavanda no Kansas e seu impacto vai reverberar muito além das fronteiras do estado”, disse Annise Parker, presidente e CEO do LGBTQ Victory Fund.

VEJA TAMBÉM:  Líder gay da Irlanda, Leo Varadkar, deve deixar comando do país com novas eleições

Eddie Mannis — Congressista Estadual pelo Estado de Tennessee

Edde Mannis

Eddie Mannis, um republicano, se junta a Torrey Harris para fazer história com suas eleições para a Câmara estadual do Tennessee. Os dois são os primeiros políticos LGBTs eleitos para a legislatura do estado.

Mauree Turner – Congressista Estadual pelo Estado de Oklahoma

Mauree Turner

Mauree Turner marcou a história. É a primeira vez que a Câmara de Oklahoma ganha uma representação não-binárie, além de ser a primeira muçulmana a servir na legislatura do Estado.

Kim Jackson – Senadora pelo Estado da Georgia

Kim Jackson

Kim Jackson se tornou a primeira pessoa LGBTQ + eleita para o Senado estadual da Geórgia. Atualmente, há apenas três senadoras estaduais negras LGBTQ + em todo o país. “A energia e o entusiasmo gerados para a corrida de Kim inevitavelmente encorajarão mais mulheres LGBTQ e pessoas de cor a reconhecer sua própria viabilidade e tomar a decisão de concorrer”, disse Annise Parker, presidente e CEO do LGBTQ Victory Fund.

Michele Reyner – Senadora pelo Estado da Florida

Michele Reyner

Depois de construir uma carreira como advogada de direitos civis amplamente respeitada e defensora da justiça social, Reyner se tornou a primeira mulher negra queer eleita para a legislatura da Flórida.

Ana Irma Rivera Lassén – Senadora pelo Estado de Porto Rico

Ana Irma Rivera Lassén

Mais um marco para os políticos LGBTs! Embora o conservadorismo religioso seja uma marca registrada da política porto-riquenha, Rivera Lassén fez história ao ser a primeira representante LGBT eleita na ilha.

David Ortiz – Congressista Estadual pelo Estado do Colorado

David Ortiz

O veterano militar David Ortiz se tornou o primeiro legislador bissexual no Colorado.

Alex Lee – Congressista Estadual pelo Estado da Califórnia

Alex Lee

Alex Lee é agora o primeiro político bissexual da legislatura do estado da Califórnia e representará o Distrito 25.

Reeleições:

Sharice Davids – Congressista Estadual pelo Estado do Kansas

Sharice Davids

Davids já fez história. Em 2018, ela se tornou a primeira LGBTQ + nativa americana eleita para o Congresso. Esta noite ela estendeu esse legado ao ser reeleita, garantindo que continuará representando o 3º distrito do Kansas.

Brianna Titone – Congressista Estadual pelo Estado do Colorado

Brianna Titone

Brianna Titone venceu sua campanha de reeleição para a Casa do Colorado. Quando ela foi eleita pela primeira vez em 2018, ela foi a primeira legisladora trans na casa do estado.

VEJA TAMBÉM:  “Não há razão médica pra vetar trans no exército”, diz Associação Médica Americana sambando em Trump

Ryan Fecteau –  Congressista Estadual pelo Estado de Maine

Ryan Fecteau

Dentre os políticos LGBTs, Fecteau se destaca por ter sido o representante estadual gay mais jovem dos EUA. Foi reeleito e continuará servindo o Estado do Maine.

Carlos Smith – Congressista Estadual pelo Estado da Florida

Carlos Smith

Depois de ser eleito sendo o primeiro dos políticos LGBTs latinos pra uma legislatura na Flórida em 2016, Smth foi reeleito para o cargo.

Scott Wiener – Senador pelo Estado da Califórnia

Scott Wiener

Wiener foi reeleito para o Senado do Estado da Califórnia depois de ajudar a decretar algumas mudanças reais nas leis estaduais no ano passado, como uma que protege os direitos da população carcerária trans no Estado.

Sam Park – Senador pelo Estado da Georgia

Sam Park

Sam Park foi o primeiro homossexual eleito para a legislatura do estado da Geórgia em 2016, antes de ser reeleito em 2018. Agora, ele foi reeleito novamente.

Ann Johnson – Senadora pelo Estado do Texas

Ann Johnson

Ann Johnson ganhou uma cadeira na Assembleia do Texas e representará o Distrito 134.

Mark Takano – Congressista Estadual pelo Estado da  Califórnia

Mark Takano

Takano continuará representando o 41º distrito da Califórnia na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para o próximo mandato. “Obrigado por mais uma vez colocar sua fé em mim”, tuitou ele em agradecimento à reeleição. “Nosso trabalho continua.”

David Cicilline – Câmara dos Representantes dos EUA para Rhode Island

David Cicilline

Eleito pela primeira vez para a Câmara em 2011, Cicilline obteve 70% dos votos em sua reeleição.

Greg Razer – Senador pelo Estado de Missouri

Greg Razer

Depois de servir na Câmara dos Representantes do estado, Razer foi para o Senado estadual do Missouri. “Para o povo de Kansas City, Grandview e Lee’s Summit, obrigado por seu apoio esmagador ontem”, tuitou ele em agradecimento. “A campanha acabou e é hora de começar a trabalhar. O trabalho de reconstruir nosso estado e garantir que nossa região continue liderando o caminho.”

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).