A Parada LGBT de São Francisco, nos Estados Unidos, anunciou que policiais fardados estão vetados de participar da edição de 2021.

Policiais Fardados são vetados na Parada LGBT de São Francisco de 2021
Policiais fardados estão vetados de participar da edição de 2021 da Parada LGBT de São Francisco | Foto: Reprodução/O Globo

Excesso de força em atuação na edição de 2019, seria a justificativa para a proibição, porém a decisão causa polêmica, pois acontece em meio à onda de insatisfação de parte da população com o comportamento da categoria com a comunidade afro-americana.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Em diversos lugares do mundo, entidades LGBT vêm questionando a presença de policiais nas marchas, lembrando que a Revolta de Stonewall, que teve a transexual negra Marsha P. Johnson como uma de suas principais ativistas, surgiu da insatisfação de LGBTs contra as agressões policiais.

Policiais Fardados são vetados na Parada LGBT de São Francisco de 2021
“os padrões violentos da polícia de São Francisco são mais relevantes que qualquer viatura com as cores do arco-iris ou bordados de orgulho nos uniformes.” | Foto: Reprodução/Observatório G

“As origens do movimento de orgulho são baseadas na liberdade e honestidade de expressão”, declarou a organização da marcha, que completou “Nós reconhecemos e agradecemos os passos que a polícia deu para curar décadas de desconfiança entre o departamento e a comunidade LGBT da cidade. Mas os padrões violentos da polícia de São Francisco são mais relevantes que qualquer viatura com as cores do arco-iris ou bordados de orgulho nos uniformes.”