O aguardado anúncio dos resultados da votação em Iowa, que marcam o início do processo de eleições primárias e o primeiro duelo dos democratas pela Casa Branca, surpreendeu ao mostrar em primeiro lugar o pré-candidato, que é abertamente gay, Pete Buttigieg na frente – o presidenciável liderava a corrida com 26,9% dos votos, contra 25,1% de Bernie Sanders, seguido de Elizabeth Warren (18,3%) e Joe Biden, com 15,3%.

Durante a apuração do resultado, Buttigieg comentou que “uma esperança improvável se transformou numa realidade inegável”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Buttigieg possui 38 anos e é o pré-candidato democrata mais jovem. Já conquistou dois mandatos como prefeito de South Bend, uma cidade de Indiana com pouco mais de 100.000 habitantes. Graduado em Harvard, poliglota, muito culto, religioso, veterano militar do Afeganistão, ele é casado com um professor e quer ser o primeiro presidente abertamente gay dos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM:  Pré-candidato à presidência dos EUA conta como e por que saiu do armário

No espectro político, Buttigieg fica entre o centro e a esquerda. A posição pode ser o diferencial do candidato na corrida presidencial, já que Joe Biden se identifica mais ao centro, enquanto os senadores Sanders e Warren vivenciam uma guinada para esquerda. Para J. Miles Coleman, analista do Center for Politics da Universidade da Virgínia, o perfil de Buttigieg se assemelha ao de Obama: “Seu apelo aos valores, o otimismo, a elevação do discurso. Também é parecido em seu enfoque de se colocar como uma nova força diante da Washington de sempre”, explica.

Apesar de seu sucesso em Iowa, Pete Buttigieg é, ao menos por enquanto, o quinto nas pesquisas nacionais. De acordo com uma pesquisa publicada em janeiro pelo The Washington Post e pelo Instituto Ipsos, Buttigieg atrai apenas 2% do apoio da comunidade afro-americana, setor em que Biden lidera com 48%. Tampouco obtém mais de 3% entre os hispânicos.

VEJA TAMBÉM:  Onda arco-íris: Conheça os 26 políticos LGBTs eleitos nos EUA

Matéria feita com informações do El País.