Um novo estudo revelou as cidades mais favoráveis ​​à comunidade LGBT no mundo, com base em um ranking das 77 principais metrópoles do mundo.

O ranking foi criado pela Fitbit e analisa 15 fatores, incluindo igualdade de gênero, segurança, direitos, risco de violência e aceitação de LGBT +, dentre outros.

Segundo o resultado, a capital da Islândia, Reykjavik, seria o melhor lugar para se viver para as pessoas LGBT +, conquistando uma pontuação de 10/10 graças à “plena igualdade jurídica, bem como à forte representação no parlamento e na mídia”.

Não é de surpreender, considerando que a Islândia foi o primeiro país do mundo a eleger um chefe de estado abertamente gay e os islandeses aproveitaram todas as oportunidades para mostrar seu apoio à comunidade LGBT + desde então.

Outras cidades amigáveis ​​à comunidade LGBT do mundo estão na Holanda as duas: Amsterdã e Roterdã. Ambas são bem conhecidos por suas diversas cenas LGBT +, e Roterdã em breve sediará o Eurovision Song Contest 2020, depois que o cantor bissexual holandês Duncan Laurence levou o troféu de 2019 com seu hit ‘Arcade’.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Também estão na lista três cidades canadenses: Montreal, Toronto e Vancouver, dentre os lugares mais tranquilos ​​aos LGBTs.

Confira abaixo o ranking das 25 melhores cidades pra ser LGBT no mundo:

1. Reykjavik – Islândia
2. Helsinki – Finlândia
3. Oslo – Noruega
4. Copenhagen – Dinamarca
5. Munich – Alemanha
6. Vienna – Áustria
7. Berlin – Alemanha
8. Stockholm – Suécia
9. Amsterdam – Holanda
10. Edinburgh – Escócia
11. Frankfurt – Alemanha
12. Wellington – Nova Zelândia
13. Glasgow – Reino Unido
14. Valencia – Espanha
15. Madrid – Espanha
16. Hamburgo – Alemanha
17. Cardiff – Inglaterra
18. Prague – República Checa
19. Rotterdam – Holanda
20. Montreal – Canadá
21. Zurich – Suíça
22. London – Inglaterra
23. Dublin – Irlanda
24. Barcelona – Espanha
25. Vancouver – Canadá

Surpreendentemente, Los Angeles, Nova York e São Francisco estavam mais abaixo da lista, diferente do que se esperava. Londres veio em número 33, atrás de Birmingham, Edimburgo, Cardiff e Glasgow.

O estudo também destacou as piores cidades pra ser LGBT no mundo. Jacarta, na Indonésia, leva o título infeliz de cidade mais preconceituosa, seguida por Moscou na Rússia. Já a terceira, quarta e quinta cidades Maos hostis a LGBTs estão na China, sendo Xangai, Pequim e Hong Kong. 

Confira o ranking das 10 piores cidades pra ser LGBT no mundo:

1. Jakarta, Indonésia
2. Moscou, Rússia
3. Shanghai, China
4. Beijing, China
5. Hong Kong, China
6. Bucareste, Romênia
7. Varsóvia, Polônia
8. Kuala Lumpur, Malásia
9. Istambul, Turquia
10. Budapeste, Hungária

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).