Um novo estudo revelou as cidades mais favoráveis à comunidade LGBT no mundo, com base em um ranking das 77 principais metrópoles do mundo.
O ranking foi criado pela Fitbit e analisa 15 fatores, incluindo igualdade de gênero, segurança, direitos, risco de violência e aceitação de LGBT +, dentre outros.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Segundo o resultado, a capital da Islândia, Reykjavik, seria o melhor lugar para se viver para as pessoas LGBT +, conquistando uma pontuação de 10/10 graças à “plena igualdade jurídica, bem como à forte representação no parlamento e na mídia”.
Não é de surpreender, considerando que a Islândia foi o primeiro país do mundo a eleger um chefe de estado abertamente gay e os islandeses aproveitaram todas as oportunidades para mostrar seu apoio à comunidade LGBT + desde então.
Outras cidades amigáveis à comunidade LGBT do mundo estão na Holanda as duas: Amsterdã e Roterdã. Ambas são bem conhecidos por suas diversas cenas LGBT +, e Roterdã em breve sediará o Eurovision Song Contest 2020, depois que o cantor bissexual holandês Duncan Laurence levou o troféu de 2019 com seu hit ‘Arcade’.
Também estão na lista três cidades canadenses: Montreal, Toronto e Vancouver, dentre os lugares mais tranquilos aos LGBTs.
Confira abaixo o ranking das 25 melhores cidades pra ser LGBT no mundo:
1. Reykjavik – Islândia
2. Helsinki – Finlândia
3. Oslo – Noruega
4. Copenhagen – Dinamarca
5. Munich – Alemanha
6. Vienna – Áustria
7. Berlin – Alemanha
8. Stockholm – Suécia
9. Amsterdam – Holanda
10. Edinburgh – Escócia
11. Frankfurt – Alemanha
12. Wellington – Nova Zelândia
13. Glasgow – Reino Unido
14. Valencia – Espanha
15. Madrid – Espanha
16. Hamburgo – Alemanha
17. Cardiff – Inglaterra
18. Prague – República Checa
19. Rotterdam – Holanda
20. Montreal – Canadá
21. Zurich – Suíça
22. London – Inglaterra
23. Dublin – Irlanda
24. Barcelona – Espanha
25. Vancouver – Canadá
Surpreendentemente, Los Angeles, Nova York e São Francisco estavam mais abaixo da lista, diferente do que se esperava. Londres veio em número 33, atrás de Birmingham, Edimburgo, Cardiff e Glasgow.
O estudo também destacou as piores cidades pra ser LGBT no mundo. Jacarta, na Indonésia, leva o título infeliz de cidade mais preconceituosa, seguida por Moscou na Rússia. Já a terceira, quarta e quinta cidades Maos hostis a LGBTs estão na China, sendo Xangai, Pequim e Hong Kong.
Confira o ranking das 10 piores cidades pra ser LGBT no mundo:
1. Jakarta, Indonésia
2. Moscou, Rússia
3. Shanghai, China
4. Beijing, China
5. Hong Kong, China
6. Bucareste, Romênia
7. Varsóvia, Polônia
8. Kuala Lumpur, Malásia
9. Istambul, Turquia
10. Budapeste, Hungária