Uma das ruas mais fotografadas do mundo tem uma história bastante curiosa e cheia de nomes famosos…

A Abbey Road fica ao noroeste de Londres. Uma rua aparentemente comum e tranquila, com casas, algumas árvores, na realidade bastante comum, teve sua história mudada desde 1969.

Foi justamente naquele ano que os Beatles lançaram seu 12º álbum, que gravaram lá. Sem muita criatividade para o nome e capa, o compacto se chamou “Abbey Road” e a foto de capa foi tirada logo ali com os garotos atravessando a rua em frente ao estúdio. Desde então, o local e suas faixas de segurança se tornaram icônicos e um dos cartões postais mais fotografados do mundo.

Capa do álbum “Abbey Road” dos Beatles.

Muito além dos Beatles, o Abbey Road Studios é um famoso estúdio não apenas por eles terem frequentado suas dependências. Também gravaram por lá artistas de peso como Pink Floyd, Kanye West, Adele, Florence and The Machine, Spice Girls, Miley Cyrus, Elvis Presley, Michael Jackson, Elton John, Mick Jagger, Lady Gaga, dentre muitos outros. Confira a lista completa aqui.

São inúmeras as paródias já realizadas das tradicional foto dos Beatles atravessando a rua. E se você for pra lá, provavelmente irá se deparar com turistas tentando recompor com mais 3 amigos a foto original do quarteto de Liverpool.

E vamos combinar, não tem como não passar pela terra da rainha e não tirar uma foto ali. É de graça e uma lembrança que você leva pra vida! Preferencialmente se você fizer entre quatro amigos tentando ser fiel às poses de George, Ringo, John e Paul.

Ficou curioso pra ir pra lá? O VisitBritain e a agência Viaje Entre Iguais oferecem os melhores roteiros e pacotes pra você curtir não apenas a Abbey Road, mas conhecer os principais pontos e cidades do Reino Unido. Saiba mais aqui no site deles.

Mas como chegar na famosa rua?

A estação mais próxima de metrô de Abbey Road é a St John’s Wood Tube , que fica na linha norte. 

Quando você sair da estação, siga para oeste ao longo da Grove End Road por cerca de 500 me vire à direita na Abbey Road. Você encontrará os estúdios e a travessia logo após essa junção.

Como alternativa, pegue os 139 ou 189 ônibus , que param ao longo da estrada.

Atenção : estação de Abbey Road DLR é no leste de Londres, portanto não é perto Abbey Road no noroeste de Londres.

Você pode ir para a Abbey Road com a London Rock Tour no passeio Ticket to Ride – The Beatles Classic Rock & Beatles Sits, que inclui uma visita ao local além de várias outros lugares históricos relativos à banda.

Por lá, aproveite pra tirar sua foto na rua, tirar foto do prédio de fora e também deixar uma mensagem na parede de grafite.

Ficou afim de ir nas suas férias? O VisitBritain, em parceria com a agência Viaje Entre Iguais, já pensou em tudo! Acesse o site e veja dicas com os melhores roteiros, atrações e pacotes pra você curtir de tudo que o Reino Unido pode te oferecer.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).