Pesquisadores descobriram uma nova forma injetável de PrEP é ainda mais eficaz do que os comprimidos de PrEP, o medicamento usado para impedir a contaminação pelo vírus do HIV.

Os comprimidos de PrEP diários ou sob demanda já são uma maneira altamente eficaz de impedir que as pessoas contraiam o HIV e contribuiu para quedas dramáticas nas pessoas que se tornaram HIV positivas.

Especialistas esperam que as novas injeções possam ajudar as pessoas que acham difícil lembrar sempre de tomar pílulas diárias. Isso pode incluir pessoas que precisam ser discretas em relação à PrEP, de modo que não podem facilmente usar as pílulas em casa, uma vez que seria uma dose única injetável a cada dois meses apenas.

Um teste clínico analisou 4.570 homens e mulheres trans que fazem sexo com homens de países como Argentina, Brasil, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos. Durante três anos, eles tomaram as atuais pílulas diárias de PrEP ou tomaram uma injeção do medicamento Cabotegravir a cada oito semanas.

O estudo concluiu que aqueles que receberam as injeções estavam ainda melhor protegidos do HIV. Apenas 0,38% contraíram o víruscomparado a 1,21% das pessoas que tomam os comprimidos de PrEP.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Ativistas do HIV receberam bem os resultados do estudo esta semana. No Reino Unido, um porta-voz do National AIDS Trust disse ao GSN que os resultados eram promissores, mas ele alertou que o novo medicamento preventivo ainda deve passar por mais exames e protocolos médicos antes que possa ser lançado.

O Dr. George Ayala, diretor executivo do MPact, disse: “A PrEP tem sido um dos desenvolvimentos mais importantes na resposta global ao HIV. Homens gays e outros homens que fazem sexo com homens são desproporcionalmente afetados pelo HIV e isso acontece desde o início da pandemia.”

E acrescentou: “Agora, com a PrEP injetável de ação prolongada, gays e mulheres trans podem escolher entre uma variedade de opções de prevenção do HIV acessíveis, fáceis de usar e flexíveis, essenciais para conter novas infecções pelo HIV em nossas comunidades”.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).