Pesquisadores descobriram uma nova forma injetável de PrEP é ainda mais eficaz do que os comprimidos de PrEP, o medicamento usado para impedir a contaminação pelo vírus do HIV.

Os comprimidos de PrEP diários ou sob demanda já são uma maneira altamente eficaz de impedir que as pessoas contraiam o HIV e contribuiu para quedas dramáticas nas pessoas que se tornaram HIV positivas.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Especialistas esperam que as novas injeções possam ajudar as pessoas que acham difícil lembrar sempre de tomar pílulas diárias. Isso pode incluir pessoas que precisam ser discretas em relação à PrEP, de modo que não podem facilmente usar as pílulas em casa, uma vez que seria uma dose única injetável a cada dois meses apenas.

Um teste clínico analisou 4.570 homens e mulheres trans que fazem sexo com homens de países como Argentina, Brasil, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos. Durante três anos, eles tomaram as atuais pílulas diárias de PrEP ou tomaram uma injeção do medicamento Cabotegravir a cada oito semanas.

VEJA TAMBÉM:  Grindr está compartilhando status de HIV de usuários com empresas

O estudo concluiu que aqueles que receberam as injeções estavam ainda melhor protegidos do HIV. Apenas 0,38% contraíram o víruscomparado a 1,21% das pessoas que tomam os comprimidos de PrEP.

Ativistas do HIV receberam bem os resultados do estudo esta semana. No Reino Unido, um porta-voz do National AIDS Trust disse ao GSN que os resultados eram promissores, mas ele alertou que o novo medicamento preventivo ainda deve passar por mais exames e protocolos médicos antes que possa ser lançado.

O Dr. George Ayala, diretor executivo do MPact, disse: “A PrEP tem sido um dos desenvolvimentos mais importantes na resposta global ao HIV. Homens gays e outros homens que fazem sexo com homens são desproporcionalmente afetados pelo HIV e isso acontece desde o início da pandemia.”

E acrescentou: “Agora, com a PrEP injetável de ação prolongada, gays e mulheres trans podem escolher entre uma variedade de opções de prevenção do HIV acessíveis, fáceis de usar e flexíveis, essenciais para conter novas infecções pelo HIV em nossas comunidades”.

VEJA TAMBÉM:  Em vídeo emocionante, gays contam como sobreviveram ao auge do HIV nos anos 80
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).