Será comemorado neste sábado (31), em Natal, no Rio Grande do Norte, o Dia D de Doação de Sangue LGBTQ+, promovido pelo Coletivo LGBT+ Leilane Assunção. A campanha, intitulada “Doação Sem Discriminação”, visa receber doações de sangue para o Hemocentro Daltron Cunha.

Dessa forma, a comunidade LGBTQ+ do estado será a primeira no país a realizar uma ação desse tipo. Lembrando que, em julho, a Justiça do RN passou a permitir a coleta de sangue independente da orientação sexual.

O jornalista e integrante do coletivo, Paulo Silva, disse ao OP9 que o evento representa um passo importante na luta contra a LGBTfobia no Brasil.

“Como LGBT+, sinto-me feliz em poder ajudar o próximo e exercer o meu direito de não ser, necessariamente, igual aos demais; seja em aspectos de raça, etnia, religião e, principalmente, de orientação sexual. Infelizmente no Brasil, há algo que costumo chamar de discriminação institucional, que por muitas vezes é praticada pelo próprio Estado. Em relação ao caso da doação, apesar dos baixos estoques nos bancos de sangue ainda impedem doadores como eu por pura discriminação”, falou.

O Dia D de Doação Coletiva acontecerá no Hemocentro Dalton Cunha, na Zona Leste de Natal, a partir das 9h.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: