Um grupo de torcedores do Corinthians se reuniu em uma iniciativa que visa reduzir a quantidade de gritos de torcida homofóbicos nos Estádios.
Se tratando de uma das maiores torcidas do Brasil, e considerando o quão padrão é a homofobia nos gritos da torcida quando chamam jogadores adversários de “viado” ou “bicha” com a maior naturalidade, se trata de um grande avanço.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Conforme noticiou o UOL, o grupo já se reuniu e iniciou a primeira campanha contra gritos preconceituosos durante os jogos na semana passada, na primeira final do Estadual.
Além da tentativa de conscientização nos Estádios, a campanha também distribui material online em grupos de torcedores pela Internet lembrando a todos que existem torcedores LGBTs, e que orientação sexual não deve servir como xingamento.
“Time do povo, de todos e de todas. Temos LGBTs nas arquibancadas Corinthianas. Não grite bicha, grite Corinthians. Homofobia não é piada”, afirma uma imagem divulgada pelo grupo. Veja abaixo:

A Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, se manifestou a favor da medida. Em 2014 eles já haviam demonstrado apoio público ao fim dos gritos de torcida homofóbicos em uma nota divulgada que dizia:
“Pelo fim do grito de ‘bicha’ no tiro de meta do goleiro adversário. Porque a homofobia, além de ir contra o princípio de igualdade que está no DNA corinthiano, ainda pode prejudicar o Timão”.