VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Marie Cau, mulher trans de 55 anos foi eleita no último sábado (23) como prefeita da pequena cidade do interior da França, Tilloy-lez-Marchiennes.

Se trata de um momento histórico por ser a primeira pessoa transgênero a ser eleita no país e também uma das primeiras do mundo.

Engenheira, dona de um diploma técnico agrícola e tendo prestado exército na juventude e bem antes de sua transição de gênero que aconteceu 5 anos atrás (nos 15 anos anteriores ela diz que foi uma descoberta gradual), Marie trabalhava até agora como consultora em TI.

Marie Cau, nova prefeita de cidade no interior da França.

Ela foi eleita por 14 votos a favor e 1 nulo. A eleição do executivo por lá é realizada através de um conselho de 15 representantes da população de menos de 600 habitantes.

Sobre sua vitória, ela disse estar muito feliz, mas garantiu que não ter a ver com o fato de ser trans, mas sim pelo seu programa de governo: “As pessoas não me elegeram por ser trans, mas elegeram o programa que propus”, declarou.

Habitante do vilarejo há vinte anos e mãe de três filhos, Marie defende um modelo de economia baseado no desenvolvimento sustentável e prioridade à economia local.

Para a ativista LGBT francesa Stéphanie Nicot, “a eleição mostra que, mesmo que a França esteja muito atrasada em todas as questões relacionadas às minorias, nossos concidadãos são cada vez mais progressistas”, escolhendo seus representantes eleitos “considerando o valor dos indivíduos, independentemente de suas identidades pessoais”.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).