Na Itália, um paciente de 31 anos – que pelo seu bem não teve a identidade revelada pela reportagem – obrigou a equipe médica que o atendeu a inventar uma ferramenta para que conseguissem remover o consolo de 23 centímetros que o rapaz mandou pra dentro e depois não conseguiu tirar.

Ele deu entrada no Hospital ASST Great Metropolitan, da cidade de Niguarda, com fortes dores abdominais depois de mais de 24 horas tentando e não conseguindo retirar o objeto sozinho.

Após um raio-X, médicos identificaram o objeto mas não sabiam ao certo como seria a melhor maneira de removê-lo, uma vez que a posição como ficou lá dentro não favorecia o deslocamento por dentro do corpo até a saída.

Nenhuma ferramenta existente utilizada conseguia alcançar ou puxar o objeto, até que um dos médicos, pensando, sugeriu uma nova maneira através de um laço que conseguiu se prender no objeto, virá-lo e então finalmente puxá-lo lá de dentro para fora. Infelizmente não há foto da engenhoca inovadora.

“Nosso novo dispositivo artesanal nos permitiu pegar o corpo estranho”, escreveu o Dr. Lorenzo Dioscoridi no relatório do caso British Medical Journal.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A escolha de um diâmetro relativamente grande do cateter (2,8mm) nos permitiu evitar uma torção excessiva da alça no interior do cateter, o que poderia limitar a abertura correta deste dispositivo semelhante a uma caixa.

“Em nossa opinião, essa nova técnica é fácil e reprodutível na maioria das salas de endoscopia. Sugerimos que seja uma opção válida para remover grandes corpos estranhos do cólon e do reto quando os dispositivos endoscópicos padrão falham na extração de corpo estranho.”, afirmou Lorenzo.

Ou seja, a nova ferramenta deve ser guardada (devidamente esterilizada!) e poderá também ser útil em futuros casos do tipo, já que não é novidade pra médicos que trabalham em setores de emergência, surgirem os mais variados tipos de pessoas com objetos introduzidos em situações inusitadas.

O paciente já passa bem e recebeu alta no mesmo dia, pronto pra outra.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).