Vamos falar hoje sobre o lubrificante, um importante aliado na hora do sexo anal. E qual o porquê disso?

Nosso ânus não produz lubrificação natural igual à vagina. Por isso, durante o sexo anal é fundamental o uso do lubrificante, mas não podemos usar qualquer produto. O uso do lubrificante correto previne lesões no seu ânus, como fissuras e lacerações, e infecções sexualmente transmissíveis (IST), além de deixar a relação mais confortável e prazerosa para ambos.

Ilustração: Marina Sansão Fortes

Primeiramente vou listar quais produtos você NÃO deve usar e os motivos:

  • Saliva: além de não ser um bom lubrificante, já foi comprovado que o uso de saliva aumenta o risco de IST, principalmente clamídia, gonorreia e sífilis. Muitos são portadores assintomáticos na saliva, principalmente da clamídia. Estudos recentes mostraram também uma maior incidência de inflamação no reto por homens que praticam sexo com homens que tiveram relação anal mesmo com preservativo, devido ao sexo oral no ânus e o uso de saliva para lubrificar.
  • Vaselina e outros lubrificantes à base de petróleo: eles podem dissolver o látex do preservativo, por isso não são seguros.
  • Margarina, óleo de coco, manteiga, óleo de cozinha: estamos vivendo uma onda meio natureba, que as pessoas querem alternativas mais ecológicas para substituir certos produtos no dia-a-dia. Acho super válido essas tentativas, mas não para os lubrificantes. Esses produtos podem danificar o látex, levar micro-organismos e irritar o seu ânus e reto.
  • Shampoo, condicionador e óleo de bebê: possuem outras substâncias, como perfumes, que podem causar irritação na mucosa do seu ânus e reto.

E quais tipos de lubrificante posso usar com segurança?

  • Lubrificantes a base de água: são encontrados em farmácia e têm um preço relativamente acessível. Foram feitos exatamente para isso: sexo! Então usem, abusem e lambuzem!Cuidado só para não repor a lubrificação com saliva na hora da empolgação…
  • Lubrificantes a base de silicone: não são tão fáceis de encontrar no Brasil, mas você consegue achar em sex shops e pela internet. Tem um preço um pouco mais salgado, mas a lubrificação dura mais que os a base de água e são seguros para usar com preservativo.