Esta semana o Japão elegeu sua primeira deputada transgênero da história do país, que conquistou uma das cadeiras do parlamento da Ilha de Hokkaido.

Ayako Fuchigami é o nome da japonesa que é a nova representante do avanço das forças progressistas e abertura de mentalidades no, ainda predominantemente conservador, Oriente.

“Estou representando uma minoria que passa por dificuldades diariamente na vida. Sinto o peso disso e pretendo ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor para estes grupos”, disse ela.

Resultado de imagem para Ayako Fuchigami
Akayo em campanha.

De acordo com o GayStarNews, grupos de direita do país tentaram impedir sua candidatura alegando que, segundo as leis do país, cidadãos trans devem passar por esterilização para mudar legalmente de gênero, algo que não havia sido comprovado por ela.

Esta questão de esterilização é apenas uma das leis atrasadas do país ainda muito conservador, que não reconhece o casamento homoafetivo e nem tem leis anti-discriminação LGBT.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Uma pesquisa recente constatou que 8.9% dos cidadãos do Japão se identificam como LGBTs. Metade não se assume no trabalho com medo de sofrer discriminação.

Que Ayako arrase e sirva de exemplo para que outros LGBTs japoneses ocupem lugares de poder para que essa realidade possa ser alterada o mais breve.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).