Diariamente a medicina avança a passos imensos e muito recentemente, foi anunciado, durante uma conferência realizada no início do mês em Seattle, os resultados para testes de um novo tratamento para o vírus HIV.

Diferente do procedimento utilizado hoje em dia pelos portadores, o método seria utilizado apenas uma vez no mês através de uma injeção única (assim, substituindo as doses diárias através de pílulas).

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Para os pesquisadores, o novo método (ainda em teste), se mostra tão efetivo quanto o tratamento realizado com pílulas para neutralizar o vírus. Além disso, o novo método seria uma excelente alternativa para as pessoas que demonstram certa resistência a rotina de utilização diária da pílula.

 “Se aprovado, este [tratamento] daria às pessoas que vivem com o HIV um mês entre cada dose de terapia antirretroviral.”, afirmou o dr. John Pottage Jr., Diretor Médico da ViiV Healthcare. “Mudando o tratamento do HIV de 365 dias por ano, para apenas 12.”, completou acrescentando que testes adicionais continuarão sendo feitos.

VEJA TAMBÉM:  Instagram rejeita anúncio sobre "PrEP" alegando ser "político demais" para a plataforma

Kat Smithson, da National AIDS Trust, se mostrou otimista com as novas descobertas.  “O HIV ser tratado com uma injeção repetida todos os meses pode melhorar a vida de muitas pessoas. Apesar de estarmos um pouco longe desse tratamento estar disponível para os pacientes, estamos entusiasmados com o potencial para isso melhorar a vida das pessoas que vivem com o HIV.”

O estudo também lança nova luz para aqueles que utilizam o PrEP, Profilaxia Pré-Exposicao; que é a utilização diária para prevenir a transmissão do HIV, uma vez que o mesmo tratamento também é eficaz como preventivo.

Entretanto, a utilização do PrEP não invalida os riscos de contágios de outras IST, o uso da camisinha é fundamental para se proteger contra essas outras infecções sexualmente transmissíveis. Previna-se!