Uma estátua do ícone feminista Mary Wollstonecraft mostrando o “antepassado do feminismo” completamente nua foi coberta com uma camiseta com slogan anti-trans.

A estátua, inaugurada na terça-feira (10 de novembro) em Newington Green, no norte de Londres, foi criada pela artista lésbica Maggi Hambling e assume a forma de uma pequena figura de prata nua emergindo de um pedestal de partes giratórias do corpo.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Segundo nota do Pink News, a decisão da artista de usar uma figura nua causou debate e confusão, com muitos apontando que as figuras históricas masculinas geralmente não são celebradas com estátuas nuas.

Ativistas anti-trans decidiram que a solução é cobrir a estátua com uma camiseta com um de seus slogans mais usados. Em fotos postadas nas redes sociais, a ativista anti-trans Julia Long pode ser vista cobrindo a estátua com um top que diz “mulher humana adulta”.

VEJA TAMBÉM:  Pais de criança transgênero são denunciados por deixar filho usar roupas femininas

Christine Burns, a ativista aposentada premiada com o MBE por seu trabalho representando a comunidade trans, escreveu no Twitter: “Nossa. Os adultos estão tendo atitudes sérias agora sobre a coisa de Mary Wollstonecraft nua.

“Viva por cobrir partes dele para focar mentes sobre a obsessão de mulheres nuas de homens cis. Mas alguns monomaníacos veem isso apenas como uma forma de promover a mercadoria anti-trans”.

Ícone feminista foi atacada por grupo anti-trans

O grupo de campanha Object, que acredita que pessoas trans são “perigosas” e que a cirurgia de redesignação de gênero constitui “automutilação”, assumiu a responsabilidade pela façanha.

Ele escreveu em seu site: “ O ícone feminista Mary Woolstonecraft [sic] uma fêmea humana adulta nua no frio da manhã de Londres precisava de uma camiseta para aquecê-la. OBJETIVAMOS estereótipos e nudez gratuita em estátuas femininas”.

VEJA TAMBÉM:  Mulher trans é morta a pauladas em Maricá, no Rio de Janeiro

A ironia de grupos que acreditam que a feminilidade é puramente baseada na anatomia encobrindo uma estátua nua de uma mulher por causa de “estereótipos” não se perdeu no Twitter.

O escritor Mollie Goodfellow escreveu: “Aparentemente, eles colocaram uma camiseta feminina humana adulta na estátua de Mary Wollstonecraft, como se a situação não pudesse ficar mais embaraçosa”.

“Ótimo, agora os TERFs estão colocando camisetas de ‘mulheres humanas adultas’ na estátua de Mary Wollstonecraft”, disse outro.