A foto de um provável casal gay fez a internet querer descobrir sua verdadeira história mais de 70 anos depois.

Na imagem, dois jovens, provavelmente com 20 e poucos anos, olham para a câmera. Eles estão vestindo calção de banho escuro e camisetas do Departamento de Parques da Guarda Vital. Além disso, estão juntos como se quisessem dar as mãos, mas sem poder obviamente pela época em que viviam quando a homossexualidade era crime e podia te levar à prisão.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Acontece que ninguém parece saber a verdadeira origem da imagem. Há apenas uma pista: uma nota manuscrita na parte de trás da foto original. E fornece uma pista tentadora de que os dois eram de fato um casal.

VEJA TAMBÉM:  Casal gay se pede em casamento ao mesmo tempo e vídeo viraliza na internet

A mensagem diz simplesmente: “Para o Buzz, sempre me lembrarei dos momentos que passamos juntos. Todo o meu amor, seu Tommy”. E no canto superior, Tommy datou a nota – 26 de março de 1949.

Photo of Tommy and Buzz with the note from Tommy on the back.
A foto e a anotação no verso.

Naquela época, a maioria dos países criminalizava a homossexualidade. Assim, um homem que expressava afeição por outro homem por escrito era um ato perigoso e muito corajoso. A polícia costumava usar essas anotações e cartas para provar que alguém era culpado de homossexualidade.

A mensagem também implica que Tommy deu a foto a Buzz como presente de despedida.

Segundo a matéria do Gay Star News, a imagem parece ter surgido on-line há cerca de um ano, mas internautas do Reddit e do Instagram voltaram a compartilhar recentemente, na época do aniversário da nota.

VEJA TAMBÉM:  Namorada de Ludmilla revela que cantora sofria ameaças antes de assumir relação

Um usuário do Instagram disse: “Podemos refazer o Grease com essa história de amor? Em vez de Danny ser legal, ele está fechado, mas desesperado por Tommy”.

Um usuário do Reddit reconheceu seus privilégios ao dizer: “O fato de ele dizer ‘Seu Tommy’ realmente sugere que eles eram amantes. Tenho muita sorte de viver em uma época e um lugar em que dois homens podem andar pela rua de mãos dadas e não serem presos”.

Enquanto isso, as pessoas também comentaram sobre como os historiadores tendem a descartar ou apagar vidas LGBTs: ”Me lembra aquele casal possivelmente gay em Pompéia que os historiadores sempre parecem ignorar teorias de que seriam gays“, afirmou um outro internauta.

VEJA TAMBÉM:  SapaGóticas: Casal de lésbicas viraliza com casamento gótico e anuncia gravidez; veja as fotos

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).