Essa vai pra galera que diz que “gay é modinha”. Foram descobertas fotos – até então secretas – de um casamento gay realizado secretamente na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1957.

Décadas antes do casamento homoafetivo se tornar uma possibilidade legal nos EUA, casais homoafetivos (os poucos que se assumiam pelo menos perante as pessoas próximas) se comprometiam na frente de amigos e entes queridos mesmo sem validade legal. O registro encontrado impressiona pelo fato de existirem poucos que foram publicados até hoje.

Em 1957 um jovem foi a uma loja de fotografia para revelar suas fotos de casamento. As fotografias capturavam momentos habituai como a troca de alianças, um oficial liderando a cerimônia, o primeiro beijo, a dança, abertura de presentes, corte do bolo e mais.

Os noivos cortam o bolo de casamento.

Mas o jovem nunca veria as fotos reveladas. Isso porque era uma cerimônia da união entre dois homens. Sem ele saber, o gerente da loja considerou o material inadequado e se recusou a devolvê-lo aos noivos.

As fotos no entanto sobreviveram já que o gerente da loja tinha outra política: os funcionários podiam fazer o que quiserem com as fotos confiscadas. Uma funcionária guardou as fotos, que sua filha descobriu em sua casa 60 anos depois, quando a mãe já havia falecido há muito tempo.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
A tradicional dança dos noivos e outro casal gay amigo dos dois.

Em 2013, ela vendeu as fotos no eBay a um colecionador que mais tarde deu as fotografias aos srquivos ONE em Los Angeles e John J. Wilcox Jr. Archives na Filadélfia. 

Desde então, as organizações têm procurado os noivos, seus amigos ou familiares. Nas fotografias, os dois homens e seus amigos parecem ter quase vinte e trinta anos. Se estiverem vivos hoje, estariam na casa dos oitenta ou noventa anos. 

Alguns dos convidados. Seriam padrinhos?

Os arquivistas entraram em contato com os proprietários de empresas locais e os filadélfia LGBTQ mais velhos. Mas até agora, seus esforços foram infrutíferos.

Se você acha que pode reconhecer alguém nessas fotos ou talvez você conheça alguém que possa conhecer alguém, eles solicitam a qualquer informante que os contate pelo site OurOneStory.com

As fotos foram publicadas inicialmente pelo Instagram Weird Vintage. Veja mais fotos abaixo:

Colaboração e agradecimentos: Maíra Rosin.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).