Um estudo descobriu que tomar PrEP – o medicamento diário que impede a contaminação pelo vírus do HIV – pode contribuir para melhorar a saúde mental e principalmente reduzir riscos de depressão e ansiedade sobre o medo de se contrair HIV.

Segundo divulgado pelo portal Pinknews, pesquisadores do Instituto Kirby da Universidade de South Wales, na Austrália, disseram que a ansiedade pelo medo de se contrair HIV afetou fortemente o comportamento sexual de homens gays e mulheres trans principalmente desde o auge da crise da AIDS nos anos 80.

“Sabemos já há algum tempo que a PrEP é muito eficiente para proteger as pessoas do contágio do HIV”, disse o co-autor Phillip Keen. “Agora este novo estudo sugere outro benefício: a melhoria da saúde mental através da redução da ansiedade em relação ao HIV”.

O estudo analisou uma pesquisa nacional com mais de 2.500 homens australianos homossexuais e descobriu que, entre os elegíveis para o medicamento, “os níveis de ansiedade eram significativamente mais baixos entre os homens que usavam PrEP, em comparação com aqueles que não usavam”.

A PrEP está amplamente disponível na Austrália e é subsidiada pelo governo australiano desde 2018. A Austrália tem como objetivo “virtualmente eliminar” as transmissões de HIV até 2020, em parte subsidiando o custo da PrEP.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

No Reino Unido e Nova York, onde a política da PrEP também é adotada, se observaram recentemente quedas drásticas no número de novas infecções por HIV. Nova York chegou a ter o menor número da história de novos casos anuais, contribuindo também para sua meta de erradicar o número de novas infecções por HIV nos próximos anos.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).