Em ambientes ainda tão machistas e homofóbicos como costumam ser o futebol e o vôlei, toda iniciativa que una diversidade e esportes, afim de se quebrar estereótipos, preconceitos e proporcionar um ambiente mais inclusivo para todos jogarem, é louvável!

Com este intuito, na semana passada aconteceu na Arena WS e no Clube Nacional em São Paulo, a True Colors Cup. Se trata da maior disputa de clubes LGBT de futebol do Brasil!

Ao todo, 32 clubes de futebol e vôlei participaram do torneio que teve as equipes Thunders Brazil e Unicorns Brazil como co-anfitriãs. Além delas, só de São Paulo, estiveram presentes outros times como Natus, Pegasus, Rangers, Twelveboys, Voleiboys, Diversos e Vrau.

Fora do eixo paulista, o campeonato recebeu do Rio de Janeiro os times Alligaytors, ArtMix, Beescats, Full Boys e Karyocas. De Minas Gerais vieram Bharbixas, Felinos e Predadores. Santa Catarina teve como representantes Tubarões e Dinossauro, enquanto Paraná trouxe o Taboa e o Distrito Federal foi representado pelo Capital.

Um dos apoiadores do evento foi a marca de diversidade do Governo Britânico, Love is GREAT, promovida pelo VisitBritain, que acreditou na iniciativa logo de cara: “Decidimos apoiar a time Unicorns Brazil, bem como a True Colors Cup, por promover uma plataforma inclusiva no esporte, além de celebrar os laços históricos do Brasil e Reino Unido no futebol”, declarou Malcolm Griffiths, diretor do VisitBritain no Brasil.

Love Is Great apoiou a iniciativa que une esportes e diversidade.

Entre os jogadores o clima também era de otimismo com o campeonato: “Acreditamos muito neste movimento como fator positivo na luta por um mundo de mais amor e inclusão”, disse o fundador do Thunders Brazil, Diego Cabral.

“Jogar vôlei e futebol aqui é simbólico porque estamos invadindo um território majoritariamente hétero onde ainda existe muito preconceito. É um primeiro passo pra mostrarmos que não precisamos nos esconder pra sermos quem somos em qualquer ambiente”, disse o fundador do Unicorns Brazil Filipe Marquezin.

Outra atitude louvável do campeonato foi ter uma equipe técnica formada por jovens transexuais do projeto Transcidadania, cujo objetivo é ajudar a população trans, tão marginalizada, com colocação profissional e reintegração social.

Confira algumas fotos abaixo:

Curtiu? Então passa no Instagram do True Colors Cup para ver mais. E se também quiser saber mais sobre Turismo LGBT no Reino Unido, corre no site da campanha Love Is Great do Visit Britain.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).