Em ambientes ainda tão machistas e homofóbicos como costumam ser o futebol e o vôlei, toda iniciativa que una diversidade e esportes, afim de se quebrar estereótipos, preconceitos e proporcionar um ambiente mais inclusivo para todos jogarem, é louvável!

Com este intuito, na semana passada aconteceu na Arena WS e no Clube Nacional em São Paulo, a True Colors Cup. Se trata da maior disputa de clubes LGBT de futebol do Brasil!

Ao todo, 32 clubes de futebol e vôlei participaram do torneio que teve as equipes Thunders Brazil e Unicorns Brazil como co-anfitriãs. Além delas, só de São Paulo, estiveram presentes outros times como Natus, Pegasus, Rangers, Twelveboys, Voleiboys, Diversos e Vrau.

Fora do eixo paulista, o campeonato recebeu do Rio de Janeiro os times Alligaytors, ArtMix, Beescats, Full Boys e Karyocas. De Minas Gerais vieram Bharbixas, Felinos e Predadores. Santa Catarina teve como representantes Tubarões e Dinossauro, enquanto Paraná trouxe o Taboa e o Distrito Federal foi representado pelo Capital.

Um dos apoiadores do evento foi a marca de diversidade do Governo Britânico, Love is GREAT, promovida pelo VisitBritain, que acreditou na iniciativa logo de cara: “Decidimos apoiar a time Unicorns Brazil, bem como a True Colors Cup, por promover uma plataforma inclusiva no esporte, além de celebrar os laços históricos do Brasil e Reino Unido no futebol”, declarou Malcolm Griffiths, diretor do VisitBritain no Brasil.

Love Is Great apoiou a iniciativa que une esportes e diversidade.

Entre os jogadores o clima também era de otimismo com o campeonato: “Acreditamos muito neste movimento como fator positivo na luta por um mundo de mais amor e inclusão”, disse o fundador do Thunders Brazil, Diego Cabral.

“Jogar vôlei e futebol aqui é simbólico porque estamos invadindo um território majoritariamente hétero onde ainda existe muito preconceito. É um primeiro passo pra mostrarmos que não precisamos nos esconder pra sermos quem somos em qualquer ambiente”, disse o fundador do Unicorns Brazil Filipe Marquezin.

Outra atitude louvável do campeonato foi ter uma equipe técnica formada por jovens transexuais do projeto Transcidadania, cujo objetivo é ajudar a população trans, tão marginalizada, com colocação profissional e reintegração social.

Confira algumas fotos abaixo:

Curtiu? Então passa no Instagram do True Colors Cup para ver mais. E se também quiser saber mais sobre Turismo LGBT no Reino Unido, corre no site da campanha Love Is Great do Visit Britain.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).