A jogadora transgênero Priscila Fogaça Faria foi impedida de jogar nos Jogos Abertos do Paraná, que teve início no último dia 14 de junho, simplesmente por sua identidade de gênero, fazendo parte (é claro) da equipe feminina.

Segundo apurou a revista Lado A, houve a liberação da atleta já que foram reunidos diversos documentos e exames, inclusive um atestado da Confederação Brasileira de Voleibol, garantindo a sua participação e aptidão de acordo com os exames realizados e resultados obtidos de todas as suas taxas, devido à hormonização, comparáveis a qualquer jogadora cisgênero.

Apesar disso, a Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná negou sua participação nos jogos alegando que sua documentação estaria vencida, o que não foi confirmado.

Agora, o supervisor esportivo de Paranaguá, José Miguel Pereira, enviou um ofício à Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná (SEET) solicitando a participação da esportista. 

Vamos aguardar e torcer para que sua identidade de gênero seja respeitada, e estando apta a jogar tendo todas as suas taxas analisadas, ela possa participar do torneio.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).