A China, como grande nação que é, está levando a sério o combate ao Covid-19 e agora implemente um teste de esfregaço anal para testagem da covid. Isso mesmo, o teste com eficiência comprovada começa a ser usado por lá.

O Chivese Nwes disse que o método está sendo considerado para aqueles que são de alto risco. Diz-se que é mais preciso, pois o vírus ainda pode aparentemente ser encontrado no trato digestivo inferior, dias após testes nasais e de garganta negativos.

“Se adicionarmos o teste de esfregaço anal, pode aumentar nossa taxa de identificação de pacientes infectados”, disse Li Tongzeng, do Hospital You’an de Pequim, recentemente à emissora CCTV. “Mas, é claro, considerando que coletar esfregaços anais não é tão conveniente quanto esfregaços de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos.”

Certamente é menos conveniente, considerando que centros de teste com dezenas de pessoas precisando de teste com suas calças arreadas até o joelho pode gerar algum tipo de tumulto caso os número de testagem continue grande.

O teste já foi lançado em alguns lugares, mas os swabs nasais e de garganta permanecem. Os residentes chineses já estão desanimados, com 80% dos usuários do Weibo (uma plataforma de mídia social) dizendo que “não podiam aceitar” o novo teste por esfregaço anal.