Acordar cedo e com vontade de fazer xixi nem sempre é uma tarefa fácil para os homens (cisgêneros, ou seja, que nasceram em um sexo biológico – com pênis – e se identificam de fato como homens).

A ereção matinal é quase uma rotina para muitos e exige certo contorcionismo na hora de acertar a mira do vaso caso seja preciso esvaziar a bexiga logo pela manhã.

Este sinal do corpo não é aleatório, mas sim um bom indício. Na realidade, se você nunca acordar excitado, é que deve se preocupar. Pode ser até razão de buscar um médico, segundo confirma a matéria da Mens Health americana.

A excitação durante o sono inclusive é um sinal de que seu pênis está em boas condições de saúde sexual segundo urologistas. Há até testes médicos para se detectar e investigar a presença de problemas de saúde devido à falta dela durante a manhã ou a noite.

Mas o que causa as ereções matinais?

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O sistema nervoso parassimpático. Quando você pensa, ouve, vê, ouve ou cheira algo sexualmente atraente para você, desencadeia a liberação de neurotransmissores. Isso leva à dilatação das artérias no pênis, o que significa que mais sangue flui para o órgão fazendo ele ficar ereto. O sistema parassimpático é mais ativo quando você está dormindo, o que além de produzir ereções, também faz com que os músculos relaxem e a freqüência cardíaca diminua.

Outra razão pela qual você pode acordar excitado é o hormônio da testosterona, que provável de estar em um nível mais alto pela manhã. Daí também a preferência de muitos homens a transar neste horário ao invés da hora de ir dormir.

E a ereção matinal é saudável?

De acordo com Adam Ramin, MD, urologista e diretor médico de Urologia Especialistas em Câncer em Los Angeles, Califórnia, um homem saudável deve se excitar de três a cinco vezes por noite. Se isso não estiver acontecendo, pode ser um sinal de mau funcionamento nervoso, doença arterial, hipertensão, diabetes, baixa testosterona, depressão ou ansiedade.

A presença da excitação matinal também pode ser uma prova de que uma eventual disfunção erétil que um homem sofra, é na verdade mais psicológica do que física.

Se você não consegue transar ou tem dificuldade, mas ao acordar seu pênis está excitado como uma pedra, a indicação pode ser o tratamento com um terapeuta, e nem urologista. Já se você não se excita em nenhuma das situações, isso pode ser sinal de doença ou mal funcionamento físico.

“Não existe um propósito verdadeiro para o desenvolvimento de ereções noturnas”, diz Ramin. “Eles são apenas um subproduto de uma estimulação natural do sistema nervoso parassimpático à noite”, conclui.

A ausência de ereção matinal ainda pode comprometer os músculos do pênis a longo prazo, causando inclusive encurtamento de seu comprimento, disse o doutor Tobias Köhler à reportagem lembrando a importância de se procurar um médico caso note um comportamento fora do normal.

E o que fazer se eu não estiver tendo ereções matinais?

De acordo com Ramin, pode ser necessário consultar um médico. É possível que você ainda esteja recebendo ereções durante a noite, mas se passar um mês ou dois sem que nada aconteça, pode ser hora de fazer o check-out. “Tratar os problemas subjacentes – digamos, com estatinas para eliminar as veias obstruídas pelo colesterol ou a terapia de reposição de testosterona se os níveis estiverem baixos – pode melhorar suas ereções e sua saúde geral”, diz Köhler.

Como saber que estou tendo ereção matinal o suficiente?

Se isso lhe preocupa, tente identificar quantas vezes você acorda assim. Como é o caso de quase tudo hoje em dia, há até aplicativo de celular pra se contabilizar o fato: o Morning Glory. Ao se dar conta de um número abaixo do adequado, o próprio aplicativo lhe avisa que é melhor procurar um médico.

“Esperamos que este aplicativo ajude os rapazes a formarem o hábito de prestar mais atenção em seus corpos e conversar com um médico no primeiro sinal de que algo pode estar errado”, disse um representante da empresa à Men’s Health.

“É muito importante para um homem entender a base de sua ereção, diz o médico Steven Lamm, consultor médico de Roman, em um vídeo promovendo o aplicativo. “Quando um homem está tendo ereções, geralmente ele está bem saudável. Quando eles não estão tendo ereções, é hora de visitar seu médico”, conclui.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).