Desde que foi noticiado que o ator Paulo Gustavo, internado por conta do covid-19 e intubado desde o dia 13 de março, passou a fazer tratamento por ECMO, muitos se perguntaram sobre o que quer dizer esta sigla médica. Significa Oxigenação por Membrana Extracorporal, ou seja, um pulmão artificial fora do corpo do paciente.

O tratamento é realizado por um equipamento completo, novo na medicina e ainda são poucos os hospitais que dispõe da tecnologia, até porque além de extremamente caro, necessita de equipes médicas devidamente treinadas para utilizarem.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Diferente da ventilação mecânica, que faz apenas a troca de oxigênio e é muito comum em casos de UTI, o ECMO simplesmente substitui e faz todo o trabalho do pulmão da pessoa fora do corpo, sendo ligado por cateteres. Sendo assim, se dá um descanso total para o órgão real do paciente, que não precisa trabalhar e pode focar energias na recuperação.

VEJA TAMBÉM:  Na UTI, Paulo Gustavo reage à visita de grande amiga: "Fiquei emocionada"

A medida é usada apenas em casos muito graves nos quais o paciente tem algum comprometimento sério pulmonar ou circulatório que poderiam levar a morte, ou seja, o ECMO, aumenta as chances de sobrevida.

ECMO - tecnologia possibilita oxigenação extracorpórea e vem sendo usada no ator Paulo Gustavo. (Foto: Divulgação / Diário de Canoas)
ECMO – tecnologia possibilita oxigenação extracorpórea e vem sendo usada no ator Paulo Gustavo. (Foto: Divulgação / Diário de Canoas)

Com o aumento exponencial em casos de crises respiratórias devido ao coronavírus quando o vírus infecta o pulmão do paciente, a medicina tem discutido a adoção da técnica ainda pouco utilizada e muito cara.

Segundo o portal médico News-Medical, a tecnologia que vem sendo por Paulo Gustavo e alguns poucos pacientes COVID-19 que tem condições, tem sido positiva. Um estudo com 492 pacientes que utilizaram o método trouxe uma média de recuperação em quase 70% dos casos.

Uma matéria do UOL sobre o assunto lembrou que, por se tratar de um procedimento bastante invasivo, dentre os possíveis riscos que a ECMO oferece estão hemorragia caso o sangue coagule (e para isso a equipe médica precisa acompanhar o paciente de perto), infecção (devido aos tubos no corpo), embolia (por pequenos coágulos ou bolhas de ar que podem entrar no sangue) e AVC (a artéria carótida é usada na ECMO, uma artéria que leva sangue ao cérebro).

VEJA TAMBÉM:  Mãe de Paulo Gustavo se pronuncia pela 1ª vez após internação do filho
Ilustração de como funciona a ECMO, técnica que vem sendo usada em Paulo Gustavo. (Foto: Reprodução / Montsame)
Ilustração de como funciona a ECMO, técnica que vem sendo usada em Paulo Gustavo. (Foto: Reprodução / Montsame)

Já dentre os benefícios da ECMO entretanto estão equilibrar a circulação de maneira eficaz, permitir ao pulmão (ou coração, órgão para o qual a técnica também é utilizada) terem mais tempo e energia para se recuperarem e também a possibilidade de receber hemodiálise ou fazer procedimentos cirúrgicos paralelamente ao uso da máquina.

Após a notícia de que Paulo Gustavo seria submetido à ECMO, tanto o marido quanto o pai do ator, se pronunciaram em suas redes sociais desabafando sobre o momento difícil e pedindo orações.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).