A vereadora trans Duda Salabert (PDT), eleita para a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Minas Gerais, como a candidata mais votada da capital, desabafou nas redes sociais, nesta quinta-feira (10). Duda fez crítica a posição de parte da bancada de seu partido ao ir contra uma medida que tinha como objetivo incluir pessoas trans em um projeto que busca protejer as mulheres da violência política.

“Na semana em que sou ameaçada de morte, alguns parlamentares do PDT votam contra incluir mulheres trans no projeto que combate violência política contra mulheres. Votaram assim no Dia Internacional dos Direitos humanos. Covardes! Desumanos! Canalhas! Transfóbicos! Traidores!”, escreveu a vereadora.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Enquanto acontecia a votação do Projeto de Lei 349/15, que combate a violência política contra a mulher, Sâmia Bonfim (São Paulo), Deputada Federal, apresentou um destaque para alterar a redação do texto com o objetivo de afirmar a inclusão de mulheres trans no decreto.

VEJA TAMBÉM:  Joe Biden nomeia mulher trans para ser secretária assistente de Saúde

Ao invés de constar “em razão do sexo”, Duda Salabert pediu a modificação para “em razão de a vítima ser mulher”. “As mulheres transexuais eleitas em 2020 são algumas das mais afetadas pela violência política que buscamos coibir. Elas recebem mensagens ofensivas e ameaças de morte”, indagou Sâmia.

A reforma foi rejeitada por 308 votos a 132. Entre os 308, 8 eram do PDT, que possui 28 integrantes na bancada e não escolheu a favor do texto.

Somente PT, PSB, PSOL, PCdoB e Rede escolheram a favor da medida. No PSB, 7 dos 31 contrariaram o partido. Já no PT, a deputada Rejane Dias (PT-PI) foi a única dos 54 parlamentares da legenda a ser contra a medida. PSOL, PCdoB e Rede votaram integralmente a favor.

Confira aqui, o que causou a revolta de vereadora trans, Duda Salabert, e como votou cada parlamentar

A seguir os deputados de PDT, PSB e PT que foram contra a medida:

VEJA TAMBÉM:  População LGBTQI+ do Piauí poderá ganhar Plano de Direitos Humanos em 2021

Alex Santana (PDT-BA)
Damião Feliciano (PDT-PB)
Flávio Nogueira (PDT-PI)
Gil Cutrim (PDT-MA)
Jesus Sérgio (PDT-AC)
Marlon Santos (PDT-RS)
Sergio Vidigal (PDT-ES)
Silvia Cristina (PDT-RO)
Emidinho Madeira (PSB-MG)
Felipe Carreras (PSB-PE)
Jefferson Campos (PSB-SP)
Liziane Bayer (PSB-RS)
Ricardo Silva (PSB-SP)
Rodrigo Coelho (PSB-SC)
Rosana Valle (PSB-SP)
Rejane Dias (PT-PI)

Avatar
Carioca, antenado e intenso. Redator do Põe na Roda e Produtor Digital da Rádio Rio de Janeiro. Amante das artes, desde as cênicas até a fotografia. Taurino com 21 anos, apreciador raiz da cultura pop e um jornalista em construção.