Além da beleza por ser uma cidade encantadora à beira-mar, se tem uma coisa que Liverpool, no Reino Unido, respira, é cultura. Você praticamente tropeça na rua e cai dentro de um museu por acidente por lá de tantos que tem. Isso sem contar que a maioria ainda tem entrada gratuita!

Seja pra conhecer a história da escravatura e cultura afro ou a influência da música britânica para o mundo, seja pra ver objetos que naufragaram no Titanic ou literalmente reviver a biografia dos Beatles de maneira interativa, não tem como não se encantar com toda variedade cultural que há na cidade berço dos “fab four”. 

Inclusive, a banda é tema de um dos hotéis mais famosos da cidade: o Hard Day’s Night Hotel, onde ABSOLUTAMENTE TUDO remete a Beatles, da decoração do bar aos quartos, recepção, elevador e até escadas, é uma excelente pedida pra se hospedar quando você estiver por lá! Conheça mais sobre este hotel fabuloso aqui.

Falando nisso, pra quando você agendar sua próxima viagem ao Reino Unido (informações de pacotes, valores e datas aqui no site do VisitBritain), já vai se informando abaixo sobre o nosso roteiro com os 10 melhores museus da cidade.

Vale lembrar que estes são apenas 10 dos melhores dentre dezenas.

The Beatles Story

É incrível! Um passeio interativo onde você vai não só conhecer, mas experimentar de maneira interativa a história das maior boyband da história da música mundial: Os Beatles. Até os cenários onde eles viveram, se conheceram, o primeiro pub onde tocavam e o primeiro estúdio de música, são recriados e você vai andando por dentro deles, conhecendo desde o nascimento até o encontro dos quatro rapazes e sua ascensão à fama mundial. 

British Music Experience

A música britânica do passado, do presente e do futuro em uma exposição única de objetos, músicas, instrumentos, figurinos e tudo que você imaginar sobre nomes como Adele, Rolling Stones, Beatles, Queen, Freddie Mercury, Spice Girls, One Direction, Sam Smith, Amy Winehouse…  Tem até um show do Boy George em holograma que você assiste num palco bem na sua frente!

International Slavery Museum

Através de filmes, objetos e acessórios expostos, o museu conta a história da escravatura no mundo. Uma visita que te faz tomar consciência da história e dívida da humanidade para com os negros, contando sua história em detalhes e sob perspectivas diversas. A entrada é gratuita!

Titanic e Liverpool: A história não contada.

Esta exposição do Merseyside Maritime Museum em Liverpool mostra objetos e revela detalhes do Titanic – de sua construção ao seu naufrágio e a história de passageiros – como nenhuma outra. A entrada é gratuita!

Museum Of Liverpool

 

Como diz o nome, o museu conta a história de Liverpool em uma grande exposição com diferentes pontos de vista sobre a cidade, sua construção e arquitetura e histórias de pessoas que as habitaram. É claro que também há uma área dedicada aos Beatles, os famosos que nasceram na cidade e também o futebol e o Liverpool FC, uma das paixões locais.

World Museum

Este museu reúne um pouco de tudo da história do mundo: de peças do antigo egito a esqueletos de dinossauros e até um planetário moderno onde você pode experimentar o nascimento do sol e visões do universo em uma experiência de cinema!

Walker Art Gallery

Outro museu que a gente não consegue nem acreditar que tem entrada gratuita! Conhecida como “The National Gallery of the North”, esta galeria teve sua origem no início do século XIX e atualmente é uma das melhores galerias de arte da Europa, com 15 salas onde estão expostas obras-primas da Renascença, retratos Tudor e uma das melhores coleções de arte vitoriana e Pré-Rafaelita do Reino Unido, bem como obras modernas de Lucian Freud, Bridget Riley e Banksy.

Victoria Gallery & Museum

 

Só a arquitetura do lado de fora já convida a entrar, né? O prédio é lindo, cada detalhe da construção já é uma inspiração. Lá dentro você vai sempre confere exposições fascinantes que variam de acordo com a temporada.

Lady Lever Art Galery

Lady Lever Art Gallery é um museu de arte, fundado em 1922 pelo industrial e magnata William Lever (1851-1925), dedicado à memória de sua esposa Elizabeth. A galeria abriga obras de pintores ingleses dos séculos XVIII e XIX (principalmente de artistas pertencentes ao movimento pré-rafaelita), móveis do século XVIII e uma grande coleção de porcelanas Wedgwood. 


Assista também:


Magical Beatles Museum

Liverpool respira Beatles! Este é mais um museu dedicado aos fab four. Passagem obrigatória para os maiores fãs da banda. As coleções neste museu foram preservadas por Neil Aspinall e pela família Pete Best. Há muitos itens interessantes do primeiro período dos Beatles e do próprio Pete Best quando eles ainda não eram uma banda famosa.

Aproveite e conheça mais sobre Liverpool no vídeo abaixo:

Quer ver tudo isso ao vivo? Se quiser saber mais sobre os melhores pacotes, datas e valores pra agendar a sua viagem ao Reino Unido, passe no site do VisitBritain.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).