A deputada estadual de São Paulo, Erica Malunguinho (PSOL), protocolou pedido de cassação do mandato do deputado Douglas Garcia (PSL) por falta de decoro.

A ação se deve pelas falas extremamente grosseiras e discriminatórias proferidas por Douglas na Assembleia Legislativa de São Paulo, quando falava contra pessoas trans, afirmando na frente de Érica que, “se visse uma mulher trans no banheiro feminino, expulsaria nem que fosse a tapas.”

Um dia depois da polêmica, que rendeu críticas até entre colegas de partido de Douglas, o deputado saiu do armário com ajuda da colega Janaína Paschoal, se assumindo gay.  A atitude foi vista por muitos como uma medida oportunista para tentar amenizar sua agressão LGBTfóbica.

Sensata, Malunguinho lembrou que a saída do armário de Douglas não diminui a gravidade de suas colocações: “A orientação sexual do colega não o exime por responder a incitação ao ódio e violência. Ato que não condiz com a posição de um deputado”, disse ela.

Em seu pedido de cassação, Erica teve o apoio das bancadas do PT, Rede, PCdoB e do PSB. Carlos Giannazi, também do PSOL, prometeu levar o caso ao Colégio dos Líderes e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).