O padre Pierre Valkering, que vive em Amsterdã na Holanda, foi demitido de sua diocese depois de de revelar sua orientação sexual e outros detalhes em um livro autobiográfico.

Em uma carta aos paroquianos no último dia 8 de julho, a Igreja da Paz de Amsterdã revelou que o padre Valkering, de 57 anos, foi ex-comungado e demitido da diocese. Ele já havia sido suspenso no início do ano depois que falou sobre o assunto durante uma missa no Vredeskerk, em Amsterdã.

No entanto, em sua defesa, a diocese afirma que Valkering não foi absolutamente demitido por causa de sua sexualidade.  Eles afirmam que isso aconteceu porque ele não cumpriu o celibato, que o padre revelou que violou em um livro lançado em seu 25º aniversário.

A autobiografia do ex-sacerdote, Ontkleed niet naakt staan, faz as revelações que incluem visitas a dark rooms e vício em pornografia.

Deste modo, significa que ele foi demitido como pastor da Igreja da Paz, mas ainda continua sendo um padre.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Resultado de imagem para Pierre Valkering
O padre Valkering, expulso de sua diocese por revelações polêmicas, mas ainda padre.

Falando ao jornal NOS, da Holanda, Valkering disse que ainda não sabe se vai tentar recorrer da decisão: “Vou descansar e esfriar a cabeça. Minha vida virou de cabeça pra baixo e preciso me afastar um pouco”, afirmou.

Seu livro causou um rebuliço na Igreja Católica holandesa, particularmente por ele assumir não ter respeitado o celibato.

Em entrevista no lançamento do livro, ele disse: “Claro que estou indo em uma direção insegura contando tudo isso, um verdadeiro campo minado. Porque falo a verdade sobre sexo, sobre o sacerdócio e toco em tabús que soam alarmes na igreja”.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).