A designer brasileira Má Matiazi teve o desenho de uma cadeira desenvolvido por ela, viralizado na Internet, a bi-chair.

Segundo relatos da Internet que inspiraram sua criação, faz parte da cultura bissexual uma maneira menos usual de se sentar em cadeiras, com uma das pernas dobradas e colocada embaixo da outra. Confere isso, bissexuais?

Pois bem. Ao saber dessa história, Ma desenhou a cadeira que acabou sendo projetada na vida real em versão de madeira de reflorestamento pelo marceneiro americano Israel Walker, que também já tinha lido sobre a tal “maneira bissexual de se sentar”.

View this post on Instagram

Have you heard about bi-sitting?

A post shared by Má Matiazi (@mamatiazi) on

Curiosamente, alguns comentários na Internet confirmaram a teoria: “Você sabe que é bi quando se senta assim e fica confortável”, disse um internauta, enquanto outro afirmou: “Onde posso comprar uma? Preciso pra mim!”.

No Twitter, um post com o desenho da cadeira teve mais de 9 mil retweets e 42 mil likes. “O pior é que eu SEMPRE sento assim, na moral! Além de mais cadeiras pra canhotos, eu EXIJO que tenham mais cadeiras pra nós!!”, disse uma das respostas à publicação.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Ma Matiazi ficou maravilhada com o feedback que recebeu pelo desenho da cadeira. Ela falou ao Pink News: “A ideia da cadeira veio de uma piada na verdade. Um conceito muito simples, uma cadeira ortopédica pra quem curte se sentar como bissexuais, o que era uma outra piada. Fiquei maravilhada de ver quantos se identificaram no final”.

Há também a teoria dessa história de “cadeira bi” ou “jeito bi de se sentar” não passar de um mal entendido com o duplo sentido do trocadilho infame no inglês que veio com o desenho da cadeira: “for those who can’t sit straight”, ou “pra aqueles que não conseguem se sentar ‘reto’”, sendo que “reto” tem o mesmo significado de “hétero” em inglês. Curiosamente, parece que muitos bissexuais se identificaram com isso!

Ma Matiazi confirmou que uma miniatura da cadeira também está sendo desenvolvida, com o modelo em 3D já sendo finalizado. Mas será que o produto será fabricado, afinal? “Gostaria! Adoraria sentar em uma, mas abrirei uma fábrica? Certamente não! Mas talvez, se Israel quiser, dou todo apoio!”, disse ela.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).