Foi descoberto que a tartaruga mais idosa do mundo, um macho de 186 anos, está se relacionando há mais de 3 décadas com um outro réptil bem mais novo, que não apenas é da mesma espécie, mas também do mesmo sexo.

Residente de uma reserva na Ilha de Santa Helena, um território britânico que fica a 1.200 milhas da África, Johnatan é famoso localmente por ser a tartaruga mais velha do mundo. Na década de 30, ele foi dado como presente ao Governador da época e chegou a ter sua imagem usada como símbolo na moeda de 5 centavos da região.

Johnatan na moeda de 5 centavos

 

Em 1991, quando Johnatan tinha 160 anos, veterinários do parque acharam que uma companhia lhe faria bem e procuraram por uma parceira pra que ele pudesse conviver e acasalar. Aí que colocaram pra viver lá com ele, uma tal de Frederica, uma tartaruga bem mais jovem. O casal se deu muito bem logo de cara, conviviam e tinham sessões de acasalamento com regularidade.

Acontece que agora, três décadas depois, os cuidadores descobriram que “Frederica” na realidade é uma tartaruga macho. Ou seja, Johnatan estava em uma relação homossexual há mais de 30 anos. Só então fez todo sentido para os veterinários o fato do casal nunca ter dado cria no parque. E não que Frederica se importe ou vá se ofender em ser chamado em um gênero que não corresponde com seu sexo biológico, mas já mudaram seu nome para “Frederic” após a descoberta inesperada.

Johnatan e Frederic: mais de 30 anos de relacionamento.

 

Uma das cuidadoras dos animais na reserva, Catherine Man, afirmou que o casal tem sua rotina, comendo e dormindo sempre juntos e vivendo em uma dieta saudável de vegetais e frutas. Hoje com 186 anos, Johnatan é cego devido a catarata e também já perdeu o olfato, entretanto sua audição continua funcionando bem.

St Helena na luta pelo casamento igualitário

E não que Frederic e Johnatan precisem legalizar a união no papel, mas vale lembrar que o casamento homoafetivo ainda não é uma realidade na Ilha de Santa Helena, que tem uma população de 4.255 pessoas e está decidindo atualmente a questão. Um plebiscito será realizado no próximo dia 27 de Outubro, e se o casamento homoafetivo for aprovado, poderá ser realizado a partir de Janeiro de 2018.

Gostou? Veja também:

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).