Com o objetivo de reunir as gírias e conceitos do Pajubá – nome dado à linguagem criada pela comunidade LGBT – a loja de roupas The Pride editou um Dicionário LGBT+, com aproximadamente 600 palavras. 

O guia é uma obra gratuita e pode ser baixado aqui. A iniciativa tem a proposta de explicar alguns conceitos que rodeiam a vida dos LGBT+, como androginia, assexual, não-binário, drag, travesti e pansexual. 

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Além disso, ainda constam definições sobre orientação sexual e identidade de gênero, além das muitas palavras criativas inventadas pela comunidade LGBT+, como “ir de Angélica” (pegar um táxi), “Equê” (mentira/enganação) e “Fazer a Pêssega” (se fazer de bobo/sonso/desentendido).

“A falta de conhecimento sobre a comunidade LGBT é uma das principais barreiras na construção de uma sociedade que saiba respeitar as diferenças. Até mesmo dentro do nosso grupo, é comum as pessoas não saberem diferenciar gênero-fluido e não-binário, transexual e travesti”, afirma o sócio-fundador da The Pride Moda LGBT, Caio Rocha.

Ele acrescenta que “Por isso, resolvemos catalogar todas essas definições junto a outras palavras divertidas, numa tentativa de estimular a leitura. Foi um sucesso quando divulgamos o material nas nossas mídias sociais”.

Foto: Divulgação