Todo mundo sabe que o maior Carnaval do mundo acontece no Brasil, com suas comemorações realizadas de maneiras diferentes entre cidades como Rio, Salvador, Recife e mais recentemente São Paulo, onde se popularizaram os bloquinhos de rua.

Mas além do Brasil, outro grande Carnaval do mundo é na Colômbia, sabia? Inclusive, o país sulamericano com costa pro mar caribenho ostenta com orgulho o título de “Segundo Maior Carnaval do Mundo”, logo atrás do nosso, é claro.

E na cidade colombiana festiva e colorida de Barranquila, anualmente acontece um desfile gay que antecede o desfile oficial de Carnaval. É o chamado Gay Guacherna, que integra uma série de eventos carnavalescos no mês de fevereiro no país.

A festividade gay durante o Carnaval começou como costume nos anos 80, quando ainda chegou a ser reprimida pela polícia. Felizmente com o tempo foi plenamente permitida: “Depois de tantos anos, o povo de Barranquilla entendeu que somos iguais a eles e o que fazemos também é artístico”, disse o co-fundador do Carnaval Gay, Jairo polo Altamar, que se lembra da primeira edição em 1984.

Colômbia: um dos destinos gays favoritos pra curtir um Carnaval bem diferente do brasileiro.

Pra se ter ideia da importância, em 2008 a Unesco inscreveu o Carnaval de Barranquilla como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela bela fusão de culturas encontradas na costa caribenha da Colômbia.


Assista também:


No Gay Guacherna, mais de 10 mil pessoas desfilam pelas ruas da cidade em trajes que, diferente do Brasil onde se variam as figuras conforme o samba-enredo da escola, vemos de maneira mais livre sempre os mesmos personagens típicos da cultura carnavalesca colombiana, como é o caso das Marimondas com seus longos narizes, orelhas e caudas.

Marimondas no Carnaval de Barranquilla.

Se interessou pra conhecer a Colômbia, que além de Barranquilla te proporciona muito lazer e cultura em cidades como Cartagena e Bogotá? Fale com a agência de turismo Viaje Entre Iguais e monte seu pacote.

Confira abaixo uma seleção de 20 fotos da noite do Carnaval Gay 2019 pelas ruas de Barranquila, tiradas pelo fotógrafo alemão Dirk Baumgartl, que esteve recentemente por lá. Confira mais publicações em seu Instagram.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).