Uma das coisas mais legais em conhecer a Escócia – além de provar o tradicional kilt, é claro – é saber que o país do Reino Unido foi o set escolhido para a gravação de vários clássicos do cinema devido a suas paisagens e construções épicas e medievais.

Estar por lá é literalmente se sentir em um filme, mas como se tudo fosse real. Experimentei um pouco disso e registrei no vídeo abaixo:

Mas muito além dele onde conheci duas ou três locações incríveis em um único dia, na Escócia você pode se organizar e fazer seu roteiro pra curtir muito mais! Sendo assim, segue abaixo um top10 que não pode faltar no seu roteiro de viagem pelo Reino Unido.

Ah, falando nisso, se quiser saber as melhores dicas, pacotes, quanto custa e como se planejar melhor pra fazer uma viagem inesquecível ao Reino Unido, acesse o site do Visit Britain.

DOUNE CASTLE

O Doune Castle foi a locação do episódio piloto de Game Of Thrones, retratando Winterfell e usado para as cenas de festa onde recebiam o rei Robert. O local medieval é aberto para visitações o ano todo. Ele também foi usado de cenário no clássico Monty Phyton e o Cálice Sagrado.

MURLOUGH BAY (ILHAS DE FERRO)

Murlough Bay é uma parte muito remota e bela da costa da Irlanda do Norte, com vistas para o mar de Rathlin Island e Mull of Kintyre, na Escócia. Na terceira temporada de Game Of Thrones, a cidade foi usada como cenário para as Ilhas de Ferro e foi ali que Theon monta em um cavalo com sua irmã Yara, e também onde Davos Seaworth naufraga após a Batalha de Blackwater Bay (que não fica nas Ilhas de Ferro).

CASTELO BLACKNESS

É um castelo do século 15 que foi usado como cenário para a série Outlander. Erguido por uma das mais poderosas famílias da Escócia na época – os Crichtons -, Blackness nunca foi uma pacífica mansão senhorial: entre os seus diversos usos, já foi guarnecido como fortaleza e utilizado como prisão do Estado.

THE ELEPHANT HOUSE

Não é exatamente uma paisagem, mas sim um pub. O The Elephant House foi um dos locais escolhidos pela autora J. K. Rowling para escrever as estórias de Harry Potter. A escritora chegou em Edimburgo depois de um divórcio, desempregada e com uma filha para criar. Na época, ela sobrevivia graças à assistência do governo. Como não tinha dinheiro nem mesmo pra alugar uma casa com aquecedor, durante o dia ela ia para os pubs e ficava horas escrevendo por lá.

UNIVERSIDADE DE EDIMBURGO e GEORGE HERIOT’S SCHOOL

Foi inspirada nas paisagens e construções escocesas, como a Universidade de Edimburgo e a George Heriot’s School, que fica justamente atrás do Elephant House, que a escritora J.K. Rowling se inspirou para descrever paisagens como a da Escola de Magia de Hogwarts. Se comparar com a arquitetura dos filmes da saga Harry Potter, verá que não é mera coincidência.

EXPRESSO DE HOGWARTS?

O trem que leva Harry Potter até Hogwarts existe, embora não leve pra Hogwarts na vida real (infelizmente!). O nome dele na verdade é Jacobite, operado pela empresa West Coast Railway, o expresso faz o trajeto de Fort William até Mallaig. Um conselho: se for comprar um assento no trem, escolha o vagão D, onde o filme foi rodado de fato.

STEA FALLS, GLEN NEVIS

Steall Falls em Glen Nevis é a segunda cachoeira mais alta da Grã-Bretanha, e pode ser vista normalmente no fundo da cena durante as partidas de Quadribol, pois Glen Nevis é usada como plano de fundo do estádio. A cachoeira também é o local onde Harry derrota o dragão rabo córneo húngaro em Cálice de fogo.

GLENCOE

A cabana do carismático Hagrid, de Harry Potter, foi adaptada em Glencoe, um vale vulcânico da Escócia. O set foi montado do outro lado da estrada do Hotel Clachaig (Glencoe, Argyll PH49 4HX, Reino Unido).

LAGO NESS

Quem nunca ouviu falar na lenda do monstro do lago Ness? Ele existe… Bem, ao menos o lago! Já o monstro, um criptídeo aquático que alegadamente foi visto noLoch Ness (Lago Ness), nas Terras Altas da Escócia, no Reino Unido, até hoje muito se especulou mas nunca houve provas.

CASTELO WARD

O sumptuoso castelo Ward tem vista para Strangford Lough, que com os seus 820 acres de terra foi usado como o pátio de Winterfell em Game Of Thrones. A casa dispõe de estilos gótico e clássico na arquitetura, enquanto também tem um jardim submerso exótico, trilhas e bosques para caminhadas bem tranquilas.

Lembrando que muitos dos lugares acima você pode programar na sua viagem ao Reino Unido com a Rabbies, empresa de turismo que organiza os mais variados tours pela Escócia.

Uma dica de onde ficar por lá pra curtir todos estes lugares é o Novotel Edinburgh Centre.  Quartos super espaçosos e modernos, além de academia e piscina aquecida coberta (essencial naquele frio, né?) são alguns dos diferenciais, além do café da manhã delicioso oferecido. Conheça mais aqui sobre o hotel.

Quer saber mais informações de pacotes, quanto custa e como se planejar melhor pra fazer uma viagem inesquecível ao Reino Unido? Acesse o site do Visit Britain.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).