Entre aquecimento global, catástrofes climáticas e a forte onda de governos de direita que invalidam todas as evidências científicas de que precisamos ser mais responsáveis e sustentáveis, nada vai preocupar mais pocs ao redor do mundo do que este fato: a ciência está afirmando que o glitter deve ser proibido.

Oras… Seria esta uma confirmação de que a ciência é homofóbica? Brincadeira, galera! Vamos lá…

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Acontece que, segundo a matéria original do portal Pink News, o artefato número um da montação de drag queens pelo mundo e que nos proporciona (literalmente) tanto brilho em Paradas LGBTs, carnavais e diversas celebrações está realmente prejudicando o meio ambiente.

Pra se ter ideia, a Universidade da Costa do Golfo da Flórida pediu aos seus alunos que não usem glitter na festa de formatura deste ano.

“Todo pedaço de glitter que já foi jogado para o céu em busca da celebração perfeita – definitivamente milhões, ou mais provavelmente bilhões de pedaços microplásticos brilhantes menores que 1 milímetro – ainda estão nas entranhas do nosso campus de 800 acres”, alertou o comunicado da Universidade aos estudantes.

VEJA TAMBÉM:  10 queens de RuPaul que mais faturam (e quanto!) com publi no Instagram

No comunicado intitulado ‘Glitter is litter’ (‘Glitter é lixo’), um funcionário da universidade explicou como o glitter nunca se decompõe, durando eternamente e sendo uma catástrofe em termos de sustentabilidade ao meio ambiente.

“É necessário mudar a maneira como o plástico é visto pela sociedade: de lixo descartável e onipresente a uma matéria-prima reciclável e valiosa, como metal e vidro”, disse a Royal Society of Chemistry.

De olho neste mercado, felizmente há marcas já criando alternativas para não tornarem nossas celebrações – ou as drag queens – menos brilhantes. A Eco Glitter, por exemplo, produz glitter sem culpa, de um material biodegradável e consequentemente sem prejuízo ao meio ambiente.

Portanto, na hora de fazer sua roupa para uma Parada LGBT, montação ou mesmo qualquer celebração, lembre-se de ser sustentável, mana! O meio ambiente agradece, pra que quando você vire purpurina e deixe o este mundo, tenha feito dele um lugar melhor para as próximas gerações.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).