O biólogo e doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Pará, Marco Antonio Ribeiro Junior, descobriu uma nova espécie de lagarto da Amazônia. Só este fato já seria um grande feito, afinal não se “esbarra” em espécies novas todos os dias. Acontece que ele acabou fazendo a diferença a homenagear o namorado, André Melo, no batismo do animal.

“Sempre que um cientista nomeia uma nova espécie, homenageamos um lugar, uma característica ou até mesmo alguém. Eu, sem problema nenhum em assumir minha orientação sexual, resolvi homenagear meu namorado, usando seu nome na espécie”, explicou o Marco ao Põe Na Roda (sim manas, ele entrou em contato diretamente pra contar o feito! E temos um cientista entre a nossa audiência, olha que chique!).

Até hoje não existem relatos de descrições de espécies em que o homenageado fosse um cônjuge do mesmo gênero, ou seja, uma descrição de uma nova espécie que une para a eternidade um casal gay. Teria sido mais uma descrição, se não fosse por esta singularidade, aparentemente a primeira do tipo no Brasil e no mundo.

O cientista Marco e o namorado André.

“A ciência recebeu de braços abertos! Um grande sinal de avanço, apesar dos pesares, da nossa sociedade, ou pelo menos da comunidade acadêmica/científica brasileira e mundial”, relatou ele sobre o feito.


Assista também:


O lagarto agora chamado de “Alopoglossus meloi” em homenagem ao  cirurgião dentista André Melo teve sua história publicada pela revista é a Zootaxa, de Auckland na Nova Zelândia, a mais importante publicação científica sobre taxonomia (ciência que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos) do mundo.

Alopoglossus meloi, a nova espécie de lagarto descoberta por Marco. Foto: Sérgio Morato

Marco e André se conheceram em 2011: “Nos tornamos amigos, próximos mesmo, de confidências. Até que a vida nos mostrou que o que procurávamos estava mais perto do que imaginávamos. Precisei sair de Minas Gerais para conhecer parte dos grandes amores da minha vida: a biodiversidade amazônica e o André. Não me vejo sem eles mais”.

Lindo, né? Confira mais algumas fotos do casal – lá do Instagram de Marco – abaixo:

https://www.instagram.com/p/BQ6qt-9Fw33/?taken-by=marjbio

https://www.instagram.com/p/BZ7iTXjlpaA/?taken-by=marjbio

 

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).