A terceira maior cidade do Estados Unidos, Chicago, acaba de eleger sua primeira prefeita negra e lésbica da história.

A democrata Lori Lightfoot tem 56 anos, é ex-promotora federal e advogada e venceu as eleições contra o candidato republicano Toni Preckwinkle por esmagadora maioria dos votos: 74% a 26%.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Desde 1837, quando os Estados Unidos viraram uma república, todos os prefeitos da cidade foram homens heterossexuais brancos, sendo apenas um negro, Harold Lee Washington em 1983.

“Hoje vocês conseguiram mais do que fazer história. Criaram um movimento para a mudança”, disse ela em seu discurso de posse, onde lembrou também: “Enfrentamos interesses poderosos”.

Na cidade de quase 3 milhões de habitantes, Lori terá o desafio de lidar com uma das metrópoles mais desiguais e violentas dos Estados Unidos, com gangues e o narcotráfico comandando principalmente os bairros mais pobres, onde a maior parte da população, como ela, é negra.

VEJA TAMBÉM:  Revista TIME põe deputado David Miranda entre os 10 líderes mais influentes da nova geração

Outra meta da prefeita é lidar e melhorar a polícia de Chicago, uma das mais violentas dos Estados Unidos. Em 2014 um policial foi filmado disparando dezesseis vezes à distância contra Laquan McDonald, um jovem negro de 17 anos, chocando a população após a divulgação das imagens. Após a repercussão, o agente de segurança foi preso e condenado a sete anos de prisão.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).