Quantas vezes LGBTs ouvem de conhecidos quando descobrem sua orientação sexual ou identidade de gênero, que “isso é apenas uma fase”?

Pois um casal gay resolveu responder isso da melhor maneira. Os norte-americanos Nick Cardello e Kurt English mostraram que “a fase” pela qual passam tem sido bastante longa, ao decidirem tirar uma nova foto recente no exato local onde posaram 24 anos antes: na Parada LGBT de Washington em 1993.

As duas imagens colocadas lado a lado viralizaram na Internet tendo mais de 150 mil retweets e 600 mil likes.

“A ideia é: continuamos lutando 24 anos depois da primeira foto! Evoluímos muito desde lá, mas ainda há um caminho pela frente até a garantia de igualdade total de direitos”, disse Nick.

Ele disse que se emocionou com a repercussão da foto: “Cheguei as lagrimas com alguns comentários. Tanto apoio e amor… Teve uma pessoa que comentou: ‘Como eles envelheceram!’ ao que respondi: ‘Sim, tínhamos 30 anos na primeira foto e temos 54 na segunda. Você também vai envelhecer!”.

Falando sobre a época quando tiraram a primeira foto, Nick revelou: “Em 1993 estávamos lutando no auge da crise da AIDS pra que o governo ajudasse a custear o tratamento. Alguns meses antes eu tinha perdido meu irmão pra AIDS. Logo nessa época, Clinton tinha assinado o “Don’t Ask, Don’t Tell” (medida do governo que proibia militares de falarem sobre orientação sexual caso fossem gays) tudo em defesa do casamento tradicional”.

E fez uma reflexão sobre tudo que conquistamos desde lá: “Na Parada de 2017 temos casais homoafetivos reconhecidos pela lei, a medida “Don’t Ask Don’t Tell” revogada mas com gente querendo que voltem atrás, e ainda pessoas em defesa desse casamento tradicional como se fosse o único molde. A luta continua.”

Já sobre o relacionamento, ele concluiu dizendo: “Um amor de verdade pode ser difícil de achar. Se você encontrar, proteja e valorize!”

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).