A cidade de Bogotá acaba de eleger sua primeira prefeita abertamente LGBT da história.

Claudia López Verde, ex-senadora, fez história ao vencer as eleições para a capital da Colômbia com 35,24% dos votos, vencendo seu adversário político, Carlos Fernando Galán, que teve 32,49%.

“Não só ganhamos, fizemos história”, disse ela comemorando em seu Twitter após a divulgação do resultado. E também escreveu: “Obrigada, Bogotá! Obrigada as crianças, os jovens, as mulheres e famílias!

Ex-senadora e abertamente lésbica, Claudia ocupará um lugar de destaque em um país ainda predominantemente conservador e católico.

Sobre ser uma das únicas políticas abertamente LGBTs do país, Claudia disse anteriormente: “Sou mulher. Sou candidata de um partido de centro-esquerda. Sou lésbica e isso não deveria ser relevante na discussão pública (…), mas na Colômbia não é irrelevante”.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:
Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).