O internauta @effemberggv usou seu Twitter para postar uma foto de sunga na praia com a legenda “To ursinho viu”. E foi o que bastou pra Internet se revoltar.

Muitos internautas afirmaram que o dono do post passava longe da categoria urso, sendo na  verdade uma Barbie com alguns pelos… Outros chegaram a chamá-lo de biscoiteiro!

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Pra quem não sabe, urso é uma categoria da comunidade LGBT formada justamente pelos homens gordos, grandes e peludos, que não se sentiam representados pelo estereótipo gay sarado e liso das barbies… Talvez daí o questionamento de alguns internautas, já que Felipe, apesar de alguns pêlos, pra muitos passa mais por barbie do que urso, né?

Entretanto, também teve quem defendesse o rapaz: “Povo tbm está arrumando treta de graça meu, se o cara se acha urso, deixa ele, cada um cuida do seu…”, disse um internauta.

Ao Põe Na Roda, Effemberg se disse surpreso pela reação da postagem da foto, que considerou exagerada: “Eu achei a reação do post muito exagerada. Quando eu falei “to ursinho viu” quis referir a eu estar mais peludinho do que nunca. Não que eu era um urso. Era só trocar o ursinho por peludo que dava no mesmo”.

VEJA TAMBÉM:  Nova história do Superman mostra personagem importante como LGBT+

Confira algumas reações: 

Ainda teve gente que tentou relevar, colocando o rapaz em uma outra categoria de ursos, as lontras – Homens peludos e barbudos, mas que fogem do padrão dos ursos por serem altos e magros – mas não teve jeito.

VEJA TAMBÉM:  Maior parte dos gays prefere homens barbudos e peludos, diz pesquisa

Mas afinal, o que caracteriza a comunidade dos ursos? Como os internautas apontaram, são caras maiores que o padrão, mais fortes e gordos. Também possuem pelos que cobrem boa parte do corpo e são facilmente reconhecidos pela barba.

Por possuírem uma beleza, especialmente no que diz respeito aos corpos, que foge do padrão, os ursos pertencem a um grupo oprimido tanto dentro quanto fora da comunidade LGBTI+. Devido a isso, muitos têm problema com esse rótulo, levando tempo para ficarem confortáveis em locais como praias e piscinas, e também demoram mais para aceitar as belezas do seu corpo com todos os pelos e gorduras.

Mas os ursos não são idênticos, existem diversas categorias que os definem e separam, além da lontra citada acima. Confere algumas:

  • Big Bear, Chubbie Bear ou Big Chubbie – É o urso grande, geralmente acima do peso, sendo um dos mais encontrados nas caves (local de encontro dos ursos);
  • Filhote ou Cub – É o urso mais novo, sem barba ou com barba por completar, é aquele que está ingressando no meio. Esse nome também é dado para jovens que se interessam por ursos;
  • Urso Polar / Polar Bear – É o urso mais velho, tem pelos e cabelos brancos ou grisalhos;
  • Black Bear – O urso negro tem todas as características de urso, e tem a pele negra;
  • Koala Bear – É o urso loiro;
  • Pocket Bear – o urso baixinho, com menos de 1,70m;
  • Panda – O urso oriental, são os famosos ursos de olhos puxados.
VEJA TAMBÉM:  Artista pernambucano simula ataque a casamento gay em novo clipe

Esse perfil no instagram procurou listar as categorias de ursos:

View this post on Instagram

Você gosta de ursos? 🐨🐼🐻🏳️‍🌈 Qual o seu preferido? 🐻🏳️‍🌈 Tipos de Urso: Urso/Bear – É aquele que não segue os padrões de beleza da sociedade e tem um estilo forte ou rechonchudo, geralmente adoram seus pelos e sua barba. Big Bear, Chubbie Bear ou Big Chubbie – É o urso grande, geralmente acima do peso, sendo um dos mais encontrados nas caves (local de encontro dos ursos). Filhote ou Cub – É o urso mais novo, sem barba ou com barba por completar, é aquele que está ingressando no meio ursino. Esse nome também é dado para jovens que se interessam por ursos. Urso Polar / Polar Bear – É o urso mais velho, tem pelos e cabelos brancos ou grisalhos, são conhecidos por sempre adotarem um Cub para se relacionar, mas isso não é uma regra. Black Bear – O urso negro tem todas as características de urso, e tem a pele negra. Koala Bear – É o urso loiro, alguns gostam de usar o cabelo arrepiado, mas isso não é uma regra. Otter ou Lontra – É um homem peludo e barbado, mas que não se encaixa no perfil de urso por ser alto e magro. Bruin – O Urso atlético, bem definido que pratica esportes de luta. Panda – O urso oriental, são os famosos ursos de olhos puxados. Leather Bear – Ursos que gostam de acessórios de couro, geralmente usam o harness, aquele acessório de couro em formato de um x no pescoço. Hunter ou caçador – Gay ou bissexual que gostam de se relacionar com ursos. Muscle Bear – Urso musculoso, mas que não pratica esportes de luta. Grizzly Bear – Ursos Corpulentos, que não são gordos, e tem o peso proporcional. Pocket Bear – o urso baixinho, com menos de 1,70m. Hirsute – Urso com excesso de pêlos corporais. Arctófilo – pessoa assumida amiga dos ursos. Behr – Não possui as características dos ursos, mas se define como urso. U.R.S.O. ou Cheaters – a sigla significa Users Radicais Sem Organização, gostam de ursos, mas não admitem e se relacionam com ursos ocasionalmente. Admirador, perseguidor, ursófilo ou Chaser – gays ou bissexuais sem pelos que não se encaixam nas características ursinas e nem se definem quanto ursos, mas que só se relacionam e se interessam por ursos. Imagem: @werkzine #gaybear #instagay #ursogay #LGBT #panda #poohbear #gay

A post shared by A Liga Gay (@aligagay) on

E você, é do time dos ursinhos?

Imagem: Divulgação/ Instagram