O internauta @effemberggv usou seu Twitter para postar uma foto de sunga na praia com a legenda “To ursinho viu”. E foi o que bastou pra Internet se revoltar.

Muitos internautas afirmaram que o dono do post passava longe da categoria urso, sendo na  verdade uma Barbie com alguns pelos… Outros chegaram a chamá-lo de biscoiteiro!

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Pra quem não sabe, urso é uma categoria da comunidade LGBT formada justamente pelos homens gordos, grandes e peludos, que não se sentiam representados pelo estereótipo gay sarado e liso das barbies… Talvez daí o questionamento de alguns internautas, já que Felipe, apesar de alguns pêlos, pra muitos passa mais por barbie do que urso, né?

Entretanto, também teve quem defendesse o rapaz: “Povo tbm está arrumando treta de graça meu, se o cara se acha urso, deixa ele, cada um cuida do seu…”, disse um internauta.

VEJA TAMBÉM:  Mart Crowley, criador do clássico LGBT+ "Os Rapazes na Banda", morre aos 84 anos

Ao Põe Na Roda, Effemberg se disse surpreso pela reação da postagem da foto, que considerou exagerada: “Eu achei a reação do post muito exagerada. Quando eu falei “to ursinho viu” quis referir a eu estar mais peludinho do que nunca. Não que eu era um urso. Era só trocar o ursinho por peludo que dava no mesmo”.

Confira algumas reações: 

Ainda teve gente que tentou relevar, colocando o rapaz em uma outra categoria de ursos, as lontras – Homens peludos e barbudos, mas que fogem do padrão dos ursos por serem altos e magros – mas não teve jeito.

VEJA TAMBÉM:  Marvel apresenta nova personagem trans em HQ de Immortal Hulk

Mas afinal, o que caracteriza a comunidade dos ursos? Como os internautas apontaram, são caras maiores que o padrão, mais fortes e gordos. Também possuem pelos que cobrem boa parte do corpo e são facilmente reconhecidos pela barba.

Por possuírem uma beleza, especialmente no que diz respeito aos corpos, que foge do padrão, os ursos pertencem a um grupo oprimido tanto dentro quanto fora da comunidade LGBTI+. Devido a isso, muitos têm problema com esse rótulo, levando tempo para ficarem confortáveis em locais como praias e piscinas, e também demoram mais para aceitar as belezas do seu corpo com todos os pelos e gorduras.

Mas os ursos não são idênticos, existem diversas categorias que os definem e separam, além da lontra citada acima. Confere algumas:

  • Big Bear, Chubbie Bear ou Big Chubbie – É o urso grande, geralmente acima do peso, sendo um dos mais encontrados nas caves (local de encontro dos ursos);
  • Filhote ou Cub – É o urso mais novo, sem barba ou com barba por completar, é aquele que está ingressando no meio. Esse nome também é dado para jovens que se interessam por ursos;
  • Urso Polar / Polar Bear – É o urso mais velho, tem pelos e cabelos brancos ou grisalhos;
  • Black Bear – O urso negro tem todas as características de urso, e tem a pele negra;
  • Koala Bear – É o urso loiro;
  • Pocket Bear – o urso baixinho, com menos de 1,70m;
  • Panda – O urso oriental, são os famosos ursos de olhos puxados.
VEJA TAMBÉM:  Cansado de ser Barbie, rapaz faz dieta para virar Urso e resultado viraliza na Internet

Esse perfil no instagram procurou listar as categorias de ursos:

View this post on Instagram

Você gosta de ursos? 🐨🐼🐻🏳️‍🌈 Qual o seu preferido? 🐻🏳️‍🌈 Tipos de Urso: Urso/Bear – É aquele que não segue os padrões de beleza da sociedade e tem um estilo forte ou rechonchudo, geralmente adoram seus pelos e sua barba. Big Bear, Chubbie Bear ou Big Chubbie – É o urso grande, geralmente acima do peso, sendo um dos mais encontrados nas caves (local de encontro dos ursos). Filhote ou Cub – É o urso mais novo, sem barba ou com barba por completar, é aquele que está ingressando no meio ursino. Esse nome também é dado para jovens que se interessam por ursos. Urso Polar / Polar Bear – É o urso mais velho, tem pelos e cabelos brancos ou grisalhos, são conhecidos por sempre adotarem um Cub para se relacionar, mas isso não é uma regra. Black Bear – O urso negro tem todas as características de urso, e tem a pele negra. Koala Bear – É o urso loiro, alguns gostam de usar o cabelo arrepiado, mas isso não é uma regra. Otter ou Lontra – É um homem peludo e barbado, mas que não se encaixa no perfil de urso por ser alto e magro. Bruin – O Urso atlético, bem definido que pratica esportes de luta. Panda – O urso oriental, são os famosos ursos de olhos puxados. Leather Bear – Ursos que gostam de acessórios de couro, geralmente usam o harness, aquele acessório de couro em formato de um x no pescoço. Hunter ou caçador – Gay ou bissexual que gostam de se relacionar com ursos. Muscle Bear – Urso musculoso, mas que não pratica esportes de luta. Grizzly Bear – Ursos Corpulentos, que não são gordos, e tem o peso proporcional. Pocket Bear – o urso baixinho, com menos de 1,70m. Hirsute – Urso com excesso de pêlos corporais. Arctófilo – pessoa assumida amiga dos ursos. Behr – Não possui as características dos ursos, mas se define como urso. U.R.S.O. ou Cheaters – a sigla significa Users Radicais Sem Organização, gostam de ursos, mas não admitem e se relacionam com ursos ocasionalmente. Admirador, perseguidor, ursófilo ou Chaser – gays ou bissexuais sem pelos que não se encaixam nas características ursinas e nem se definem quanto ursos, mas que só se relacionam e se interessam por ursos. Imagem: @werkzine #gaybear #instagay #ursogay #LGBT #panda #poohbear #gay

A post shared by A Liga Gay (@aligagay) on

E você, é do time dos ursinhos?

Imagem: Divulgação/ Instagram