A mudança ocorre em um momento em que o Bayern de Munique visa promover a tolerância e a diversidade e comemorar o Dia da Memória no Futebol Alemão. É apenas um de muitos gestos, já que a Allianz Arena do clube será iluminada com as cores do arco-íris e o interior será redesenhado de acordo.

O clube confirmou ao Gay Times que a mudança também está sendo feita em homenagem a um de seus ex-presidentes, Angelo Knorr, que serviu de 1907 a 1913. Knorr era químico e, em 1913, foi preso depois que um garoto de programa com quem ele estava deu seu nome durante um interrogatório. O processo contra Knorr acabou sendo encerrado e ele morreu em 1932 após um derrame.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Em um comunicado à imprensa, o clube observa como a comunidade LGBTQ+ foi perseguida sob o regime nazista por ter sido “estigmatizada como anormal”. O comunicado também diz como o time feminino, reservas e basquete do Bayern de Munique também usarão “este símbolo de tolerância” para promover a diversidade, afirmando: “Mais uma vez, os campeões recordes alemães deixam claro: Somos diversos”.

VEJA TAMBÉM:  Patinador medalhista Conor McDermott-Mostowy comemora vitória saindo do armário

Bayern de Munique homenageia ex diretor que era gay

O atual presidente do Bayern de Munique, Herbert Hainer, disse: “O FC Bayern não olha para trás apenas por uma longa tradição esportiva de sucesso – o clube também é conhecido por uma visão de mundo tolerante e liberal desde a sua fundação, há 121 anos”.

“Por ocasião do Dia da Memória deste ano, gostaríamos particularmente de homenagear nosso ex-presidente Angelo Knorr, que foi preso por sua homossexualidade. Como antecessor de Kurt Landauer, ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do nosso clube. Somos gratos a ele até hoje”.

“Por ocasião do Dia da Memória de 2021, a família do futebol quer ressaltar mais uma vez que a tolerância em todas as formas deve ser algo natural em nossa sociedade. Todos somos desafiados a viver com essa atitude: no campo de futebol, nas arquibancadas e no dia a dia”.