Boa parte da audiência do Põe Na Roda simplesmente gabaritaria uma das questões da prova do Enem 2018.

Na questão 37 da avaliação de Linguagens, o título de uma pergunta anunciava: “Aquenda o Pajubá: conheça o ‘dialeto secreto’ utilizado por gays e travestis’.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Em seguida era apresentado um texto no famoso “pajubá”, cheio de expressões como “Nhaí amapô”, “Não faça a loka”, “Pague meu acué” e “Puxo teu picumã”.

A proposta então era que o aluno explicasse o que quer dizer dialeto de acordo com as alternativas apresentadas como resposta.

Veja abaixo a imagem da questão na prova:

A resposta certa seria a assinalada acima, B. Dialeto se caracteriza por ter palavras diferentes de uma linguagem secreta.

VEJA TAMBÉM:  Escolas da França falarão de homofobia e transfobia em sala de aula

Vale lembrar que, além da questão sobre o Pajubá, o Enem 2018 também trouxe como tema de redação, a Internet sendo usada como ferramenta de manipulação de comportamento, algo muito próximo da realidade atual das fake news, que ditaram os rumos das eleições 2018 através da distribuição de mentiras vias redes sociais e principalmente aplicativos de sociabilidade e propagação de mensagens como o Whatsapp.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).