Após anos de campanha, a pílula de prevenção do HIV, a PrEP, estará finalmente disponível como parte de um lançamento nacional que oferece acesso ilimitado ao medicamento revolucionário na Inglaterra, segundo pronunciamento do departamento de saúde do país.

A profilaxia pré-exposição, mais comumente referida como PrEP, é um medicamento antirretroviral tomado por pessoas HIV-negativas que, se usado de forma consistente, pode ajudar a reduzir drasticamente o risco de adquirir o vírus.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A PrEP estava anteriormente disponível na Inglaterra como parte do teste de impacto, mas agora o governo concedeu financiamento aos conselhos locais para liberar sua disponibilidade e torná-la mais amplamente acessível.

Esta implementação mais ampla foi adiada anteriormente devido à pandemia global COVID-19 em andamento, mas agora está previsto para começar em 1º de outubro.

“Com três dias úteis antes do início de outubro – o lançamento atrasado, mas finalmente prometido do acesso ilimitado à PrEP na Inglaterra – o Departamento de Saúde finalmente alocou fundos ao governo local para iniciar a implantação,” disse Richard Angell, Chefe de Política e Público Assuntos na Terrence Higgins Trust.

VEJA TAMBÉM:  Por causa da COVID-19, interrupções em serviços de HIV podem causar 500 mil mortes por AIDS

“Não deveria haver nada impedindo que esta importante droga de prevenção da transmissão do HIV finalmente se tornasse uma realidade na Inglaterra. Isso segue anos de batalha árdua e mais atrasos devido ao COVID-19.

“Agora precisamos ver a PrEP disponibilizada rapidamente em todo o país – a espera foi muito longa. Sabemos que as autoridades locais que trabalham duro e muitas clínicas colocaram as rodas em movimento para o lançamento no início de outubro para aproveitar ao máximo essa mudança para a prevenção do HIV – esta alocação de fundos deve significar que as pessoas estão prontas para ir.

“É necessário mais trabalho para garantir que todos os grupos afetados pelo HIV conheçam a PrEP e como acessá-la, mas este é, sem dúvida, um passo importante à medida que trabalhamos para acabar com as transmissões do HIV na Inglaterra até 2030.”

VEJA TAMBÉM:  Jonathan Van Ness detona funcionário de Benners que fez "piada" com ele ser soropositivo

A PrEP e o fim do HIV

O governo do Reino Unido anunciou seus planos de encerrar as novas transmissões de HIV no Reino Unido até 2030 no ano passado. O anúncio foi feito depois que o Reino Unido cumpriu suas metas de 90-90-90 do UNAIDS antes do prazo, que originalmente era esperado para este ano.

No Elton John AIDS Foundation (EJAF), no Fórum Global do Evening Standard e do Independent’s AIDSfree Cities em Londres, o secretário de saúde Matt Hancock disse: “Hoje estamos estabelecendo uma nova meta: erradicar a transmissão do HIV na Inglaterra até 2030.