Após anos de campanha, a pílula de prevenção do HIV, a PrEP, estará finalmente disponível como parte de um lançamento nacional que oferece acesso ilimitado ao medicamento revolucionário na Inglaterra, segundo pronunciamento do departamento de saúde do país.

A profilaxia pré-exposição, mais comumente referida como PrEP, é um medicamento antirretroviral tomado por pessoas HIV-negativas que, se usado de forma consistente, pode ajudar a reduzir drasticamente o risco de adquirir o vírus.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

A PrEP estava anteriormente disponível na Inglaterra como parte do teste de impacto, mas agora o governo concedeu financiamento aos conselhos locais para liberar sua disponibilidade e torná-la mais amplamente acessível.

Esta implementação mais ampla foi adiada anteriormente devido à pandemia global COVID-19 em andamento, mas agora está previsto para começar em 1º de outubro.

“Com três dias úteis antes do início de outubro – o lançamento atrasado, mas finalmente prometido do acesso ilimitado à PrEP na Inglaterra – o Departamento de Saúde finalmente alocou fundos ao governo local para iniciar a implantação,” disse Richard Angell, Chefe de Política e Público Assuntos na Terrence Higgins Trust.

VEJA TAMBÉM:  Jonathan Van Ness explica na TV o que significa ter HIV e ser indetectável

“Não deveria haver nada impedindo que esta importante droga de prevenção da transmissão do HIV finalmente se tornasse uma realidade na Inglaterra. Isso segue anos de batalha árdua e mais atrasos devido ao COVID-19.

“Agora precisamos ver a PrEP disponibilizada rapidamente em todo o país – a espera foi muito longa. Sabemos que as autoridades locais que trabalham duro e muitas clínicas colocaram as rodas em movimento para o lançamento no início de outubro para aproveitar ao máximo essa mudança para a prevenção do HIV – esta alocação de fundos deve significar que as pessoas estão prontas para ir.

“É necessário mais trabalho para garantir que todos os grupos afetados pelo HIV conheçam a PrEP e como acessá-la, mas este é, sem dúvida, um passo importante à medida que trabalhamos para acabar com as transmissões do HIV na Inglaterra até 2030.”

VEJA TAMBÉM:  Paciente londrino pode ser 2º no mundo a ficar livre do HIV

A PrEP e o fim do HIV

O governo do Reino Unido anunciou seus planos de encerrar as novas transmissões de HIV no Reino Unido até 2030 no ano passado. O anúncio foi feito depois que o Reino Unido cumpriu suas metas de 90-90-90 do UNAIDS antes do prazo, que originalmente era esperado para este ano.

No Elton John AIDS Foundation (EJAF), no Fórum Global do Evening Standard e do Independent’s AIDSfree Cities em Londres, o secretário de saúde Matt Hancock disse: “Hoje estamos estabelecendo uma nova meta: erradicar a transmissão do HIV na Inglaterra até 2030.