Um novo estudo italiano publicado pela edição americana da revista Men’s Health sugere que a disfunção erétil, problema comum a muitos homens, pode estar ligada também a ausência ou falta de vitamina D no organismo.

Vitamina D, pra quem não sabe, é aquela que nosso corpo absorve através da exposição ao sol.

A pesquisa envolveu 143 homens com vários níveis de disfunção erétil mostrou que mais da metade deles apresentava alguma deficiência de vitamina D no organismo, e somente 1 em cada 5 deles tinha níveis bons deste tipo de nutriente. Nos casos severos de disfunção erétil, o nível de vitamina D no organismo era 24% mais baixo que a média.

A insuficiência de vitamina D no corpo aumenta a produção de radicais livres chamados de íons superóxidos, de acordo com a autora do estudo, Alessandra Barassi e sua equipe de pesquisadores.

Estes radicais livres destroem o óxido nítrico, uma molécula que ajuda os vasos sanguíneos a funcionar adequadamente. Como resultado, isso dificulta o processo da ereção, que precisa de um caminho livre dentre os vasos sanguíneos para “abastecer” o pênis o suficiente e torná-lo rígido o bastante.



Aproveite e assista:



“O óxico nítrico faz com que vasos sanguíneos relaxem, o que aumenta o fluxo sanguæineo e causa uma ereção em circunstâncias normais”, afirmou Larry Lipshultz, um conselheiro de urologia da Men’s Health que também garatiu: “Sem as quantidades necessárias de ácido nítrico, os vasos sanguíneos podem não relaxar o suficiente pra permitir a ereção”.

Portanto, se você sofre de disfunção erétil, procure um médico e pergunte para verificar seus níveis de vitamina D. Uma suplementação pode ajudar a regularizar os níveis e resolver o problema.

A equipe da Dra. Barassi estuda agora se a absorção de vitamina D em cápsulas pode também ajudar homens com ereção normal a prevenir ou retardar processos que levam a disfunção erétil.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).