Fabiano Contarato é homossexual, casado e pai de duas crianças. Ele acaba de ser eleito senador pelo Estado do Espirito Santo.

Candidato pela Rede, Contarato obteve 1.117.036 votos, o que equivale a 31,15% dos votos válidos ao senado capixaba. Pode-se dizer que o eleito é o primeiro senador abertamente gay do Brasil.

Ele  é professor, palestrante, ativista humanitário e delegado da Polícia Civil desde 1992. Também foi delegado da Delitos de Trânsito por mais de 10 anos e assumiu a direção geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Já atuou como de Corregedor Geral do Estado, na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (SECONT/ES).

O novo senador do Espírito Santo também foi graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho (UGF) do Estado do Rio de Janeiro, e especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O mais incrível é que, além de ser o primeiro político gay casado com filhos do Brasil, a eleição de Fabiano como senador, tirou do páreo seu concorrente pela vaga, o senador Magno Malta, conhecido pelas posições conservadoras, contrárias aos Direitos LGBT, e tido por muitos como homofóbico.


Assista também:


Além de já ter sido indiciado por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Magno Malta também chegou a ser cogitado para ser vice do presidenciável Jair Bolsonaro.

Na Internet, muitos comemoraram o feito de Fabiano. Veja alguns tweets abaixo:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).