Fabiano Contarato é homossexual, casado e pai de duas crianças. Ele acaba de ser eleito senador pelo Estado do Espirito Santo.
Candidato pela Rede, Contarato obteve 1.117.036 votos, o que equivale a 31,15% dos votos válidos ao senado capixaba. Pode-se dizer que o eleito é o primeiro senador abertamente gay do Brasil.
Ele é professor, palestrante, ativista humanitário e delegado da Polícia Civil desde 1992. Também foi delegado da Delitos de Trânsito por mais de 10 anos e assumiu a direção geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Já atuou como de Corregedor Geral do Estado, na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (SECONT/ES).
O novo senador do Espírito Santo também foi graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho (UGF) do Estado do Rio de Janeiro, e especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O mais incrível é que, além de ser o primeiro político gay casado com filhos do Brasil, a eleição de Fabiano como senador, tirou do páreo seu concorrente pela vaga, o senador Magno Malta, conhecido pelas posições conservadoras, contrárias aos Direitos LGBT, e tido por muitos como homofóbico.
Além de já ter sido indiciado por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Magno Malta também chegou a ser cogitado para ser vice do presidenciável Jair Bolsonaro.
Na Internet, muitos comemoraram o feito de Fabiano. Veja alguns tweets abaixo:
Nada poderia ser melhor que um senador gay entrando no lugar do homofóbico Magno Malta, NADA. A vida às vezes é justa. pic.twitter.com/cZ0KpQocPq
— Julio Marinho 🏳️🌈 (@JulioMarinho) October 8, 2018
A gnt teve a capacidade de tombar o homofobico do magno malta, e colocar um homossexual no lugar!! O mundo meus amigos, ele gira rapido demais.
— Thaixx12 (@thaispribeiro) October 8, 2018
Fabiano Contarato Senador 👏 Parabéns ao povo capixaba, elegemos sim o primeiro senador homossexual, nossa luta continua, somos fortes. Ele sim nós representa. Além do mais colocamos o homofóbico Magno Malta pra descer, super merecido. Orgulho! #Eleições2018 pic.twitter.com/CyiYBOE0Dp
— Astronauta de Mármore (@rodriguesalvez1) October 7, 2018
Casado e pai! Derrubou o homofobico Magno Malta apoiador do outro homofobico chamado Bolsonaro! E se elegeu senador pelo Espirito Santo! Vem segundo turno! Vem debate pic.twitter.com/4Mfw9NRbLC
— Alex (@AlexxAlexalvess) October 8, 2018